[weglot_switcher]

Grécia: Analistas temem novo drama económico

Entre os analistas há quem tema que medida possa aumentar a saída de depósitos e conduzir a um novo drama económico como o de 2015, quando o país foi obrigado a recorrer a um terceiro resgate financeiro.
23 Março 2017, 16h27

O Banco Central Europeu (BCE) aprovou esta quinta feira o pedido do Banco da Grécia para aumentar o limite máximo de dinheiro que os bancos nacionais podem pedir através do mecanismo de Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, Emergency Liquidity Assistance). O aumento em 400 milhões de euros surge na sequência de uma descida acentuada na dependência de crédito de ajuda financeira registada nos últimos meses e é o primeiro em quase um ano.

O Banco da Grécia fez saber, em comunicado, que este aumento “reflecte a evolução favorável da situação de liquidez dos bancos gregos, tendo em conta os fluxos de depósitos do setor privado”. Os bancos gregos podem agora pedir até 46,4 mil milhões de euros para adquirir liquidez e aceder a financiamentos de forma excecional.

Desde a assinatura do terceiro resgate pelo Governo de Alexis Tsipras, em outubro de 2015, a dependência da provisão de liquidez de urgência do BCE caiu paulatinamente, tendo-se apenas registado em abril do ano passado um aumento pontual.

No entanto, os dois primeiros meses deste ano foram de quedas dos depósitos privados, de 4 mil milhões de euros para os 119 mil milhões.

Entre os analistas há quem tema uma saída do sistema bancário de outros quatro mil milhões, que possa conduzir a Grécia a um novo drama económico como o de 2015, quando o país foi obrigado a recorrer a um terceiro resgate financeiro após se encontrar à beira de um novo colapso económico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.