[weglot_switcher]

Grécia está ‘sentada’ numa mina de ouro (mas até isso pode comprometer o resgate)

Decisão da Eldorado Gold em suspender as operações na Grécia vai, de acordo com os analistas, afetar negativamente o clima de investimento e prejudicar os esforços do Governo para atrair investidores estrangeiros.
11 Setembro 2017, 16h36

A empresa mineira canadiana Eldorado Gold anunciou esta segunda-feira que vai suspender operações na Grécia, alegando atrasos na aquisição de licenças necessárias. O anúncio do maior investidor estrangeiro no país surge numa altura em que o Governo grego de Alexis Tsipras está a estudar formas de captar investimentos estrangeiros, criando um caminho sustentável para sair do programa de assistência financeira.

“Se Eldorado decidir sair do país, haverá consequências a curto e longo prazo”, explica à agência ‘Bloomberg’ Panos Tsakloglou, professor da Universidade de Economia e Negócios de Atenas, que foi também um dos negociadores do resgate financeiro da Grécia entre 2012 e 2014. “No curto prazo, milhares de empregos serão perdidos com múltiplos efeitos para a economia local”.

Atualmente, a Eldorado Gold emprega 2.400 pessoas no país e, se a empresa conseguisse concluir o seu plano de investimentos, contraria mais 1.200 funcionários. Panos Tsakloglou lembra ainda que, a longo prazo, a decisão de se retirar da Grécia vai afetar negativamente o clima de investimento e prejudicar os esforços do Governo para atrair investidores estrangeiros para acabar com os resgates e pôr fim à alta taxa de desemprego no país.

“A decisão da Eldorado representa um golpe significativo para a economia grega”, afirma Mujtaba Rahman, diretor-gerente da consultora política Eurasia. “Será difícil para Syriza sair com êxito do resgate no próximo ano”.

Desde a aquisição das minas de Cassandra, na Grécia, por cerca de 2 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) em 2012, a Eldorado investiu mais mil milhões de dólares (0,8 mil milhões de euros) no país. O valor duplicaria se a empresa pudesse avançar com a exploração mineira em Olympia, Skouries e Perama.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.