[weglot_switcher]

Schäuble avisa Grécia: se não cumprir reformas terá de sair do euro

O ministro das Finanças alemão defende que um perdão de dívida de qualquer membro da comunidade europeia seria “descartar os princípios estabelecidos no Tratado de Lisboa”.
9 Fevereiro 2017, 12h44

Depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) ter defendido um alívio adicional à dívida grega, que permanece “insustentável”, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, veio afastar qualquer possibilidade de perdão de dívida e deixa um recado ao Governo de Alexis Tsipras: se não cumprir o pacto de reformas acordado, terá de sair da zona euro.

Em entrevista à televisão alemã ARD, Wolfgang Schäuble defende que “a pressão sobre a Grécia tem de ser mantida, para que faça reformas e para ser competitiva” e acrescenta que em “caso contrário, terá de sair da zona monetária”.

“Não podemos permitir um corte de dívida a um membro da comunidade europeia. Isso seria descartar os princípios estabelecidos no Tratado de Lisboa”, afirma Wolfgang Schäuble.

O ministro do Governo de Merkel explica que a dívida helénica só poderia ser perdoada “no caso da Grécia abandonar a união monetária”. “Se a reforma falhar, há um instrumento de desvalorização da dívida. Mas isso é uma questão da Grécia”, indica.

O ministro alemão considera que o principal problema da Grécia, neste momento, não é a dívida mas sim a competitividade. Wolfgang Schäuble acredita que se o país atender às condições estabelecidas conseguirá cumprir o programa de resgate em 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.