Grécia quer programa transitório até finais de maio

O ministro das Finanças da Grécia afirmou hoje que pretende um programa transitório “até finais de maio” enquanto o país procura alcançar “um novo contrato com os parceiros europeus que solucione “de uma vez por todas” a crise. Yanis Varoufakis fez estas declarações em Berlim numa conferência de imprensa com o seu homólogo alemão, Wolfgang […]

O ministro das Finanças da Grécia afirmou hoje que pretende um programa transitório “até finais de maio” enquanto o país procura alcançar “um novo contrato com os parceiros europeus que solucione “de uma vez por todas” a crise.

Yanis Varoufakis fez estas declarações em Berlim numa conferência de imprensa com o seu homólogo alemão, Wolfgang Schäuble.

A Grécia está sob assistência financeira internacional desde 2010, com dois empréstimos concedidos pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional em troca de duras medidas de austeridade.

Em dezembro terminava o programa de resgate europeu, que foi prolongado por mais dois meses, até ao final de fevereiro.

“Exigimos uma oportunidade para mostrar as nossas propostas”, disse o ministro grego depois de afirmar que os parceiros não deram pouco, “deram demasiado dinheiro” à Grécia, mas para um fim errado: “servir uma dívida insustentável”.

Varoufakis pediu aos alemães que confiem que o novo Governo grego fará propostas “razoáveis” e não manobras táticas.

OJE/Lusa

Recomendadas

Angola. Banco Nacional baixa taxa de juro básica, de 18% para 17%

O Banco Nacional de Angola voltou a reduzir a taxa de básica de juro (taxa BNA) em 1 ponto percentual, de 18% para 17%, decisão fundamentada com “a avaliação do comportamento dos preços”, segundo o governador do regulador angolano.

Primeiro-ministro do Iraque em visita à Turquia

A Turquia continua a fazer todos os possíveis para ser um país incontornável na região. Com as placas tectónicas do xiismo e do sunismo em forte movimentação, Ancara não quer perder nada do seu prestígio internacional.

Moscovo: Putin e Xi Jinping debateram o plano chinês para a paz na Ucrânia

O encontro entre os dois líderes demorou cerca de quatro horas e meia, mas os intervenientes foram parcos em informações sobre a matéria. Entretanto, em Washington, o governo norte-americano queixa-se do ‘branqueamento’ que a visita de Estado representa.