[weglot_switcher]

Grécia revê em baixa previsões de crescimento para 2017

O governo grego lançou hoje o plano parlamentar de novas medidas de austeridade reclamadas pelos credores.
  • REUTERS/Jason Lee
14 Maio 2017, 17h02

A economia grega deve crescer 1,8% este ano, contra uma previsão anterior de 2,7% previstos na Lei de Finanças.

A projeção de crescimento do governo do Syriza para 2017 é mais pessimista do que a previsão da Comissão Europeia, que no início do ano previa um crescimento de 2,7%, baixando agora esse valor para 2,1%.

Inicialmente calculava-se que o PIB em 2018 e 2019 seria acima de 3%, mas esses valores foram também revistos em baixo, para 2,4% e 2,6%, respetivamente.

Analistas defendem que o crescimento vagaroso é resultado do arrastamento do governo no aumento da base tributária, e nas reduções adicionais nas pensões, para garantir que a Grécia possa atingir equilíbrio orçamental, antes dos reembolsos da dívida, de 3,5% do PIB entre 2018 e 2021, escreve o Financial Times.

“Aceitamos que haverá necessidade de um excedente de 3,5% até o fim do programa (em 2018), mas depois disso esse valor deve ser igual a 1,5%, para permitir que a economia grega se possa levantar”, afirma o FMI.

Apesar da revisão em baixa, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou hoje em Pequim, no fórum “Belt and Road Initiative” que o país “está a voltar ao caminho correto após muitos anos de crise”, citado pela Lusa. Para Alexis Tsipras, a Grécia está a gerar oportunidades de investimento, nas quais o projeto de infraestruturas que a China lidera pode figurar como um bom complemento.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.