[weglot_switcher]

‘Green bonds’: Emissão de títulos sustentáveis atinge recorde em 2017

A emissão destes instrumentos que se destinam ao financiamento de projetos sustentáveis atingiu um novo máximo no terceiro trimestre do ano. Até setembro, o valor já superou o total do ano passado.
9 Novembro 2017, 14h46

A emissão de obrigações verdes (ou green bonds, em inglês) atingiu um novo recorde este ano, segundo o relatório trimestral da Moody’s, publicado esta quinta-feira. Estes títulos são semelhantes a outros tipos de obrigações, com a diferença que estão isentos do pagamento de taxas por se destinarem ao financiamento de projetos sustentáveis.

Desde o início do ano, foram emitidas 94,5 mil milhões de dólares em obrigações verdes, o que compara com os 93,4 mil milhões registados no total de 2016, de acordo com a agência de notação financeira. Face aos primeiros nove meses do ano passado, o valor significa um aumento de 49%.

“A emissão global de green bonds totalizou 32,7 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2017, acima dos 32,2 mil milhões de dólares emitidos no segundo trimestre do ano e estabelecendo um novo recorde trimestral de emissões, num mercado com uma década de idade”, explicou o analista da Moody’s Matthew Kuchtyak, no relatório.

A estimativa da agência é que o ano termine com um total de 120 a 130 mil milhões de dólares em títulos sustentáveis emitidos globalmente.

“À medida que o mercado de green bonds continua a amadurecer, o apetite dos investidores por uma divulgação robusta sobre o uso dos recursos continua a ser uma prioridade. Os investidores que procuram alocar capital em títulos verdes geralmente fazem-no como parte de um fundo de títulos verdes ou um fundo focado em investimentos que cumpram certos critérios ambientais, sociais ou de governança”, refere ainda o documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.