Greta: “Os jovens protestam há um ano, não podemos continuar. As pessoas no poder precisam de fazer alguma coisa”

A ativista ambiental admite que a sua mensagem não está a surtir efeito e exige aos líderes mundiais mais ações para combater as alterações climáticas.

Greta Thunberg | Cristina Bernardo

Greta Thunberg vai liderar hoje a Marcha pelo Clima que vai percorrer as ruas do centro de Madrid, num momento em que decorre a Cimeira do Clima das Nações Unidas (COP 25) na capital espanhola.

Antes da marcha ter inicio, a ativista ambiental deu uma conferência de imprensa a exigir mais ações aos líderes mundiais.

“Estamos a protestar há um ano e ainda não se passou nada. Não é uma solução sustentável que as crianças não vão à escola, não podemos continuar assim. Gostávamos que acontecesse alguma coisa. Precisamos que as pessoas no poder façam algo”, disse Greta Thunberg esta sexta-feira, citada pelo El País.

“Acredito que conseguimos atingir muitas coisas: criámos consicência e criamos debate. É um grande passo, mas evidentemente que não é muito nem suficiente. Sinceramente, as emissões de CO2 não estão a reduzir, em 2019 vão aumentar”, afirmou.

“Queremos ver ações reais e não tiveram lugar. Se olhamos para isto desde um certo ponto de vista,a verdade é que não alcançámos nada”, segundo a jovem sueca.

A Marcha pelo Clima vai ter início às 18 horas de Madrid (17 horas em Lisboa) junto à estação ferroviária de Atocha, no centro da capital espanhola.

Vai seguir depois pelo Passeio do Prado e pelo Passeio de Recoletos até terminar na zona de Nuevos Ministerios. No final da marcha, a ativista ambiental vai ler um manifesto perante os manifestantes. A marcha tem de estar concluída às 23 horas.

Os manifestantes exigem “medidas reais e ambiciosas à comunidade internacional reunida na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas de 2019 (COP 25)”. Entre as metas ambicionadas encontram-se: atingir uma redução de 80% das emissões de gases poluentes até 2030; limitar o aquecimento do planeta Terra a 1,5 graus centígrados.

Relacionadas

Greta Thunberg já chegou a Madrid para participar em greve climática com 100 mil manifestantes

A ativista ambiental vai participar numa manifestação esta sexta-feira na capital espanhola, com 100 mil participantes a exigir medidas para combater as alterações climáticas.
José Coelho/Lusa

Nuno Melo sobre Greta Thunberg: “A adolescente chorosa” que “navega mundo fora com estilo”

Também João Almeida do CDS veio a público deixar críticas ao “circo montado à volta de Greta” e à “cedência de muitos políticos” a um “triste espetáculo”.

Greta Thunberg: “Os adultos subestimam a força das crianças zangadas”

“Muitas pessoas não querem a mudança e fazem de tudo para a evitar”, disse a ativista ambiental em Lisboa, antes de partir para a cimeira do clima COP 25 em Madrid.

Greta: Antes de Madrid, a ativista fica mais uns dias na “bonita Lisboa”

Foram 21 dias em alto mar, a atravessar um Oceano Atlântico com alguma turbulência. Agora, apesar de tudo indicar que a partida acontecia ainda hoje, Greta Thunberg revelou que a estadia em Lisboa estende-se por mais de oito horas.

Marcelo elogia Greta Thunberg mas recusa “tirar proveito” da sua passagem por Portugal

“A política não é isso. A política é verdadeiramente lutar pelas causas, e não tirar proveito pessoal das causas”, acrescentou o Presidente da República.

João Almeida critica “cedência” política ao “triste espectáculo” de Greta Thunberg

O deputado e candidato a presidente do CDS-PP diz que “é preciso fazer política a sério” porque “um ícone e meia dúzia de palavras de ordem” não resolvem os problemas que os movem. “A cedência de muitos políticos a esse triste espetáculo mostra a superficialidade dos tempos que vivemos”, indica.

Greta Thunberg já chegou a Lisboa: “Não vou parar. Nenhum país do mundo está a fazer o suficiente”

De Lisboa, a jovem ativista vai para Madrid para participar na cimeira do clima COP 25, organizada pelas Nações Unidas, onde o mundo vai se reunir para debater as alterações climáticas.

“É importante amplificar a voz da Greta no combate às alterações climáticas”, afirma líder do PAN

Os partidos que integram a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território estão presentes na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, para receber a jovem Greta Thunberg em Lisboa. 
Recomendadas

“Jogo Económico”. “Não acredito que vamos banir a violência no futebol”, defende especialista

Vêm aí novas leis destinadas ao combate da violência no desporto e nesta edição, vamos conhecer ao detalhe as medidas que estão a ser preparadas para o Governo e perceber se se adequam à realidade do fenómeno em Portugal. Daniel Seabra, antropólogo e professor universitário com obra publicada sobre o fenómeno das claques em Portugal, foi o convidado da última edição do “Jogo Económico”.

Duzentos trabalhadores dos Transportes de Coimbra manifestam-se contra eventual internalização

Cerca de 200 trabalhadores dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) concentraram-se hoje na antiga Igreja do Convento São Francisco, naquela cidade, onde vai decorrer uma sessão da Assembleia Municipal, na qual será votada a internalização daquele serviço.

Presidência da República enviou há um mês denúncia à PGR envolvendo José Ornelas

A Presidência da República informou hoje que “enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR), no dia 06 de setembro, uma denúncia envolvendo, nomeadamente, D. José Ornelas”, sem especificar em que consiste essa denúncia.
Comentários