[weglot_switcher]

Greta responde a Trump descrevendo-se agora como uma “rapariga muito feliz com um futuro maravilhoso”

A ativista ambiental usou as palavras de Donald Trump para alterar o seu perfil nas redes sociais, depois de o presidente norte-americano ter reagido ao discurso emotivo da jovem sueca nas Nações Unidas.
25 Setembro 2019, 08h38

 

A ativista ambiental Greta Thunberg reagiu às declarações de Donald Trump sobre si. A jovem sueca mudou a sua descrição no Twitter para ” rapariga muito feliz com um futuro maravilhoso e risonho”. Greta Thunberg é uma das nomeadas para o prémio Nobel da Paz, segundo a Reuters, cujo vencedor será anunciado em outubro.

Na segunda-feira, o presidente norte-americano tinha reagido ao discurso emotivo de Greta Thunberg nas Nações Unidas durante a cimeira do clima, de forma aparentemente sarcástica. “Ela parece uma rapariga muito feliz com um futuro maravilhoso e risonho. Gostei de a ver”, escreveu Donald Trump no Twitter.

O discurso emotivo de Greta Thunberg nas Nações Unidas foi um dos momentos altos da cimeira do clima nas Nações Unidas na segunda-feira. “Vocês roubaram-me os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias. Os olhos das gerações futuras estão sobre vós. E se vocês falharem-nos, nós nunca nos vamos perdoar. Não vamos deixar que vocês fujam às vossas responsabilidades. Aqui e agora é onde tudo começa”, disse Greta Thunberg. “

“As pessoas estão a sofrer, as pessoas estão a morrer, ecossistemas inteiros estão a colapsar. Estamos no princípio de uma extinção em massa e vocês só conseguem falar sobre dinheiro e fantasiar com um crescimento económico eterno”, afirmou a jovem ativista na segunda-feira, dia em que também esteve reunida com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Umas horas antes, a ativista ambiental cruzou-se brevemente com Donald Trump nas Nações Unidas, onde se deslocou para um encontro sobre liberdade religiosa, rejeitando estar presente na cimeira do clima. As imagens do vídeo mostram Greta Thunberg a olhar fixamente para o presidente norte-americano, à medida que Trump passava.

Quando chegou a Nova Iorque no final de agosto, a jovem ativista disse ter pouca esperança em convencer Donald Trump a tomar medida para travar as alterações climáticas. “Eu digo para ouvirem a ciência e obviamente que ele não faz isso. Se ninguém o conseguiu convencer sobre a crise climática e a sua urgência, como é que conseguiria?”, afirmou, citada pelo Guardian.

A vida de Greta Thunberg era muito diferente há um ano. A jovem começou a faltar às aulas todas as sexta-feiras para protestar contra a falta de ação no combate às alterações climáticas em frente ao Parlamento sueco. O movimento foi crescendo, e inspirou milhares de jovens em todo o mundo para protestarem exigindo mais medidas das autoridades para combater as alterações climáticas.

Trump reage ao discurso de Greta: “Ela parece uma rapariga muito feliz com um futuro maravilhoso”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.