Greta Thunberg já chegou a Madrid para participar em greve climática com 100 mil manifestantes

A ativista ambiental vai participar numa manifestação esta sexta-feira na capital espanhola, com 100 mil participantes a exigir medidas para combater as alterações climáticas.

Greta Thunberg | Cristina Bernardo

Greta Thunberg já chegou a Madrid para participar numa mega-manifestação que vai ter lugar esta sexta-feira, 6 de dezembro.

O comboio que transportou a ativista ambiental chegou à estação de Chamartin em Madrid depois das 7h30 em Lisboa (8h30 em Espanha).

À chegada a Chamartin, a jovem sueca tinha dezenas de jornalistas à sua espera na plataforma de comboios, o que exigiu a presença de operacionais da Polícia Nacional de Espanha.

A jovem sueca vai participar hoje numa manifestação onde deverão estar presentes 100 mil manifestantes a exigir aos líderes mundiais mais medidas para combater as alterações climáticas.

A manifestação tem início às 18h00 na capital espanhola (17h00 em Lisboa), e foi convocado para esta data porque está a decorrer em Madrid a cimeira do clima COP 25. Esta cimeira é organizada pelas Nações Unidas e vai reunir líderes de países de todo o mundo para debaterem as alterações climáticas.

De Portugal já partiram cinco autocarros com 250 ativistas rumo a Madrid para participarem na greve climática.

 

Relacionadas
José Coelho/Lusa

Nuno Melo sobre Greta Thunberg: “A adolescente chorosa” que “navega mundo fora com estilo”

Também João Almeida do CDS veio a público deixar críticas ao “circo montado à volta de Greta” e à “cedência de muitos políticos” a um “triste espetáculo”.

Greta Thunberg: “Os adultos subestimam a força das crianças zangadas”

“Muitas pessoas não querem a mudança e fazem de tudo para a evitar”, disse a ativista ambiental em Lisboa, antes de partir para a cimeira do clima COP 25 em Madrid.

Greta: Antes de Madrid, a ativista fica mais uns dias na “bonita Lisboa”

Foram 21 dias em alto mar, a atravessar um Oceano Atlântico com alguma turbulência. Agora, apesar de tudo indicar que a partida acontecia ainda hoje, Greta Thunberg revelou que a estadia em Lisboa estende-se por mais de oito horas.

Marcelo elogia Greta Thunberg mas recusa “tirar proveito” da sua passagem por Portugal

“A política não é isso. A política é verdadeiramente lutar pelas causas, e não tirar proveito pessoal das causas”, acrescentou o Presidente da República.

João Almeida critica “cedência” política ao “triste espectáculo” de Greta Thunberg

O deputado e candidato a presidente do CDS-PP diz que “é preciso fazer política a sério” porque “um ícone e meia dúzia de palavras de ordem” não resolvem os problemas que os movem. “A cedência de muitos políticos a esse triste espetáculo mostra a superficialidade dos tempos que vivemos”, indica.

Greta Thunberg já chegou a Lisboa: “Não vou parar. Nenhum país do mundo está a fazer o suficiente”

De Lisboa, a jovem ativista vai para Madrid para participar na cimeira do clima COP 25, organizada pelas Nações Unidas, onde o mundo vai se reunir para debater as alterações climáticas.

“É importante amplificar a voz da Greta no combate às alterações climáticas”, afirma líder do PAN

Os partidos que integram a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território estão presentes na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, para receber a jovem Greta Thunberg em Lisboa. 
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Mais do que o mercado global, a imigração digital estimula as economias locais

Atualmente, a maior parte da inovação ocorre de forma colaborativa e a mobilidade global das pessoas tem sido um fator importante no aumento do número de polos criativos.

Turismo. Hóspedes e dormidas em outubro superam em mais de 5% o registo pré-pandemia

O mercado interno contribuiu com 1,8 milhões de dormidas (-2,7% face ao mesmo mês do ano passado), ao passo que os mercados externos somaram 4,9 milhões (+37,3%).
Comentários