[weglot_switcher]

Greta Thunberg: “Os adultos subestimam a força das crianças zangadas”

“Muitas pessoas não querem a mudança e fazem de tudo para a evitar”, disse a ativista ambiental em Lisboa, antes de partir para a cimeira do clima COP 25 em Madrid.
  • Greta Thunberg
4 Dezembro 2019, 08h14

Chegou a Portugal com algumas horas de atraso, mas foram poucos os que abandonaram a Doca de Santo Amaro para ver Greta Thunberg atracar no porto de Lisboa. À sua espera, além de outros jovens ativistas e curiosos que queriam ver a menina que está a mudar o mundo, também a polícia e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras aguardava para realizar a vistoria à embarcação ‘La Vagabonde’.

Ainda assim, apesar do compasso de espera de alguns minutos extras, a ativista sueca avançou acompanhada por quem esteve ao seu lado durante as últimas três semanas. Recebidos por Fernando Medina, que fez questão de receber Greta nesta paragem, Nikki Henderson, Riley Whitelum, Elayna Carausau e o pequeno Lenny, que está a dois dias de completar um ano de vida, falaram ao público que os teimava em aplaudir com entusiasmo.

À chegada a Lisboa, Greta Thunberg assumiu-se grata e sorriu quando questionaram se esta deixou de ser a “criança zangada”, como Donald Trump a apelidou após o dramático discurso nas Nações Unidas, no passado mês de setembro.

Segundo as declarações da jovem, “os adultos subestimam a força das crianças zangadas”, referindo-se a si mesmo e a todos os jovens ativistas que estavam presentes na Doca em Alcântara. Greta Thunberg foi ainda mais longe e garantiu que as crianças estão “zangadas e frustradas” devido à falta de apoios políticos e que, caso os adultos queiram evitar a fúria destas, devem fazer algo para as mudar as políticas que criaram.

Depois de agradecer a presença de todos os que estavam no local, foi a vez dos jornalistas realizarem algumas perguntas, entre as quais se destacou o último ataque do presidente brasileiro a Leonardo DiCaprio, em que este garantia que o ator e ativista era um dos principais culpados pelos incêndios florestais da Amazónia.

De acordo com a jovem Thunberg, este ataque é apenas um dos sinais de desconforto que os políticos têm mostrado face à luta que os ativistas climáticos têm travado. Esta é a “prova de que se está a ter impacto e de que se está a trazer a mudança”, afirmou a jovem que aos 15 anos invadiu as escadas do parlamento sueco em prol do ambiente.

“Muitas pessoas não querem a mudança e fazem de tudo para a evitar”, sublinhou Thunberg. “Nós faremos com que eles tenham de mudar”, referindo-se à Cimeira do Clima de Madrid, onde terá oportunidade de falar com e para os líderes mundiais.

Ainda assim, a jovem que atravessou o Atlântico de barco sustentou que vai insistir que os líderes precisam de “entender a ciência”, para que possam cooperar internacionalmente entre todos. “Continuar a viajar e a fazer pressão junto dos parlamento para que se priorize esta luta” contra as alterações climáticas continua a integrar os planos da jovem, mesmo que vá passar o Natal à Suécia, depois de ainda realizar a pausa em Madrid.

https://www.instagram.com/p/B5nl0HtJTTL/

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.