Greves levam inscrições a esgotar em colégios privados para o próximo ano letivo (com áudio)

Diretor executivo da AEEP indicou que muitos colégios já encerraram as pré-inscrições devido à elevada procura que têm sentido desde o passado mês de dezembro, quando se iniciaram as greves no ensino público.

Professores desfilam durante a Marcha Nacional pela Escola Pública, convocada pelo S.TO.P. – Sindicato Todos os Professores, como forma de protesto contra as politicas de educação do Governo, Lisboa, 14 janeiro 2023. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

As sucessivas greves de professores e pessoal não docente, bem como os protestos, que têm acontecido desde o passado dia 9 de dezembro, levaram a um aumento das inscrições nos colégios privados para o próximo ano letivo, revela o “Diário de Notícias”.

O diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queiroz e Melo, afirmou à publicação que “muitos colégios já fecharam as pré-inscrições” para o ano letivo que se inicia em setembro.

O responsável explica que os pais e encarregados de educação não estão a mudar as crianças de escola, neste momento, “por nos encontrarmos a metade do ano e haver a preocupação por parte dos pais de não causar uma mudança repentina nos alunos”. Mas que os responsáveis já estão a procurar alternativas no ensino particular para evitar os constrangimentos sentidos este ano.

Recomendadas

STOP vai avançar com “formas criativas” de lidar com serviços mínimos da greve

Questionado pelos jornalistas sobre que formas criativas serão essas, o coordenador do STOP referiu que as mesmas serão feitas “dentro da legalidade” e serão conhecidas “a seu devido tempo”, realçando que, por vezes, “é o efeito-surpresa que também tem algum impacto”.

“Se estivesse na pele do ministro João Costa estaria bastante preocupado”. Ouça o “Discurso direto” com Nuno Crato

Discurso Direto é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Ouça a entrevista ao antigo ministro da Educação, Nuno Crato.

Nuno Crato em “Discurso Direto”: “Se estivesse na pele do ministro João Costa estaria bastante preocupado”

Discurso Direto é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Veja a entrevista ao antigo ministro da Educação, Nuno Crato.
Comentários