Grupo ACA requalifica Museu em Santo Tirso

O Grupo ACA concluiu os trabalhos de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso. Projeto é de Eduardo Souto Moura.


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O Grupo ACA concluiu os trabalhos de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso.

O projeto de modernização do edifício, propriedade da Câmara Municipal de Santo Tirso, tem a assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura.

A requalificação foi iniciado pela ACA Engenharia em janeiro deste ano. O objetivo central da empreitada foi o de devolver ao espaço a sua arquitetura original, significativamente alterada no decorrer dos séculos devido aos mais diversos tipos de utilização a que foi sujeito, explica a empresa em comunicado. Além disso visou igualmente dotar o espaço de modernas infraestruturas tecnológicas

Neste âmbito, e a título de exemplo, importa destacar a instalação de um sistema de aquecimento por piso radiante e a veiculação de informação através de monitores e touchscreens distribuídos ao longo de todo o edifício. O museu dispõe agora de seis salas com diferentes temas e as peças em exibição passam a ser expostas em vitrinas especificamente construídas para o efeito.

O âmbito de intervenção da ACA estende-se, ainda, à construção de um auditório, à substituição integral da cobertura do edifício e à reabilitação da estrutura de madeira original.

A obra de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa insere-se na segunda e última fase de um projeto museológico mais abrangente da Câmara Municipal de Santo Tirso e que envolveu, numa primeira instância, a construção do edifício sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

OJE

Recomendadas

Maxyield lembra que método contabilístico da Galp diminuiu a subida dos lucros numa altura de “windfall taxes”

A Maxyield diz que “não pode deixar de referir que os próximos relatórios de Governo Societário da Galp poderão produzir indícios sobre as razões da renúncia do CEO Andy Brown e papel do acionista Estado através da Parpública que detém 7,5% do capital, face às considerações públicas daquele sobre o impacto da windfall na companhia e na evolução do sector no país”. 

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Sindicatos põem bancos a negociar com Governo a inclusão dos reformados no “pacote” para mitigar inflação

“Os bancos concordaram com a viabilidade da sugestão dos sindicatos, tendo-se comprometido a apresentá-la ao Governo”, avançam as estruturas sindicais da UGT.