[weglot_switcher]

Grupo chinês HNA investe no Deutsche Bank

Grupo torna-se, assim, no terceiro maior acionista do banco alemão e não descarta a hipótese de aumentar o seu investimento, mas sem ultrapassar os 10%.
17 Fevereiro 2017, 18h08

O grupo chinês HNA referiu a sua participação de 3,04% no alemão Deutsche Bank, que já havia registado mudanças nos seus acionistas. O investimento, registado a 15 de fevereiro, foi feito através do grupo de investimentos financeiros industriais, Hainan Jiaogulan Holding.

Desta forma, o HNA torna-se no terceiro maior acionista do banco alemão, ficando atrás do fundo soberano de Qatar (com investimento feito na ordem dos 10%) e da BlackRock, com 6,1%. No entanto, esta participação pode aumentar brevemente. O HNA não descarta a possibilidade de aumentar o seu investimento, mas sem nunca ultrapassar os 10%.

Numa tentativa de evitar especulações sobre quais as suas intenções, o grupo chinês expressou plena confiança na equipa de gestão do Deutsche Bank.

As ações do banco alemão mantiveram, na sessão de hoje, tendência em baixa, em linha com as quedas registadas da maior parte do setor financeiro europeu.

Apesar destas quedas recentes, o banco alemão apresenta um saldo positivo, referente aos últimos 12 meses, de 11%. A sua contribuição mantém a recuperação iniciada a partir de níveis baixos alcançados em setembro passado, quando deflacionado ao limiar de 10 euros por ação.

As dúvidas sobre a estabilidade das contas do Deutsche Bank subiram no ano passado com o pedido de uma multa multimilionária por parte das autoridades norte-americanas, tendo desencadeado, ainda, rumores de um “resgate público” da entidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.