[weglot_switcher]

Grupo de trabalho reúne-se a 23 de setembro para discutir criação de fundo de recuperação para lesados do Banif

O grupo de trabalho inclui representantes dos lesados do BANIF, o Ministério das Finanças, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e o Banco de Portugal.
15 Setembro 2022, 13h06

O deputado do PS, eleito pelo círculo eleitoral da Madeira, à Assembleia da República, Miguel Iglésias, elogiou o executivo da República por ter decidido retomar o grupo de trabalho que terá como intuito a criação do fundo de recuperação de créditos para dar resposta aos lesados do BANIF.

Este grupo de trabalho, deverá reunir representantes dos lesados do BANIF, o Ministério das Finanças, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e o Banco de Portugal, e tem reunião marcada para 23 de setembro.

O deputado socialista referiu que o compromisso que foi “assumido e cumprido” pelo Governo da República, é “demonstrativo da preocupação e da seriedade com que o Executivo encara este dossier de extrema importância para os mais de dois milhares de pessoas que foram lesadas”.

Miguel Iglésias acrescentou que este processo sofreu algum abrandamento devido à realização das eleições antecipadas, “irresponsavelmente provocadas pela oposição”, que chumbou o Orçamento do Estado. “No entanto, agora que está ultrapassada esta fase, é de louvar o empenho do Governo da República em retomar os trabalhos, de modo a dar resposta às pessoas que foram prejudicadas”.

O socialista sublinhou que em dezembro de 2021 foi realizada uma reunião entre a Associação de Lesados do BANIF e elementos nomeados pelo Governo da República para a criação do referido grupo de trabalho, algo que, contudo, estava dependente da formação do novo Executivo.

Miguel Iglésias reforçou a importância de “serem encontradas soluções” para dar resposta às cerca de 2.300 pessoas lesadas, sendo “a maior parte delas residentes nas regiões autónomas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.