Grupo DIA vai “investir forte em preços e lojas” em Portugal

O presidente executivo (CEO) do grupo de distribuição DIA, Ricardo Currás, disse hoje que vão “investir forte em preços, novas lojas e remodelações” na operação em Portugal para inverter a queda nas vendas registada em 2014. Ricardo Currás, que falava na apresentação dos resultados de 2014 do grupo de distribuição espanhol, hoje em Madrid, admitiu […]

O presidente executivo (CEO) do grupo de distribuição DIA, Ricardo Currás, disse hoje que vão “investir forte em preços, novas lojas e remodelações” na operação em Portugal para inverter a queda nas vendas registada em 2014.

Ricardo Currás, que falava na apresentação dos resultados de 2014 do grupo de distribuição espanhol, hoje em Madrid, admitiu não estar satisfeito com a operação do grupo em Portugal, onde as vendas brutas caíram 7,2%.

As vendas em Portugal sofreram a maior queda de todas as operações do grupo. Nos supermercados em Portugal, o grupo DIA registou no ano passado vendas brutas de 876,1 milhões de euros, uma queda de 7,2% face aos 944 milhões obtidos em 2013.

Por outro lado, as vendas do grupo em Portugal representam agora 9,3% do total do grupo (contra os 10,2% do ano anterior).

“Não estamos muito satisfeitos com os resultados, mas sim com a reação que tivemos e com os planos que traçamos para recuperar a situação”, disse o responsável.

Ricardo Currás disse que os maus resultados em Portugal se explicam por várias razões, entre a quais “a mesma situação deflacionista e de consumo que existe em Espanha”.

“Mas o mercado em Portugal não está fragmentado como em Espanha, pelo contrário está muito concentrado e houve uma fortíssima guerra de preços, muito superior à de Espanha”, explicou.

Por isso mesmo, salientou Currás, o DIA “perdeu potência nos seus preços em comparação com outros distribuidores”.

Por outro lado, acrescentou, em Portugal não se abriram lojas – como em Espanha -, mas houve sim encerramento de lojas.

“Em 2015 vamos investir forte (em Portugal) nos nossos preços, na reabertura e remodelação de lojas e na relação com os franquiados”, disse o CEO do grupo DIA.

Explicou ainda que o grupo vai melhorar a ajuda e as margens dos franquiados.

O processo de remodelação das lojas do grupo em Portugal já começou, e Ricardo Currás revelou que as lojas Minipreço vão passar de uma imagem azul para verde ainda este ano.

Atualmente, o Grupo Dia conta com 346 lojas próprias em Portugal e 288 franquiados.

OJE/Lusa

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