Cerca de metade das 346 lojas Minipreço em Portugal vão mudar de imagem e oferecer serviços diferentes este ano, anunciou hoje o grupo espanhol DIA, em Madrid.
Em conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2014, o presidente executivo, Ricardo Currás, disse que o grupo vai tentar melhorar os resultados das vendas brutas (uma quebra de 7,2% em 2014) através de “crescimento via expansão”.
“Recuperaremos o crescimento via expansão, vamos abrir lojas. Temos um número de lojas previsto, mas prefiro não me pronunciar”, disse Ricardo Currás.
O responsável explicou, sim, que em Portugal o Grupo DIA vai “ter uma nova oferta, que é o Minipreço Market (mais oferta de serviço, especialmente nos frescos)”.
“Em Portugal haverá uma mudança muito significativa na oferta e no serviço que ofereceremos. Será uma diferença muito grande em relação ao que oferecíamos no Minipreço. Este projeto, vamos pô-lo em prática em cerca de metade do parque de lojas este ano. Não penso que o consigamos fazer em todo o parque, mas chegaremos a metade”, salientou.
A imagem do Minipreço passará assim do azul para o verde do Minipreço Market.
Por outro lado, o Grupo DIA vai lançar “uma melhoria (remodelação) das lojas Maxi (as maiores lojas do Minipreço, as que têm parque de estacionamento)”.
“Vamos a seguir em Portugal o que já estamos a fazer em Espanha, mas isso já terá mais repercussão na segunda metade do ano, ou em 2016”, realçou.
Questionado sobre as acusações de alguns franquiados em Portugal de que o DIA pratica ‘dumping’ [vendas abaixo do preço do custo] nas suas lojas, Ricardo Currás desvalorizou.
“Essa é a opinião de um franquiado e temos 288 franquiados em Portugal. Só para termos a noção dos números”, disse o administrador, admitindo porém que o grupo vai melhorar a relação com os franquiados.
“É verdade que é importante que tomemos ações para melhorar as relações com os franquiados e estamos a melhorar em Portugal: melhorar o financiamento e as margens dos franquiados em Portugal”, disse.
O diretor executivo corporativo do DIA, Amado Sánchez, acrescentou que o grupo tem uma “baixa litigiosidade” com os franquiados.
“É extremamente baixa. Podemos contar pelos dedos das mãos o número de casos que temos em todas as geografias”, concluiu.
Atualmente, o Grupo Dia conta com 346 lojas próprias em Portugal e 288 franquiados.
OJE/Lusa