Grupo Dia vai mudar imagem e oferta de metade das lojas Minipreço

Cerca de metade das 346 lojas Minipreço em Portugal vão mudar de imagem e oferecer serviços diferentes este ano, anunciou hoje o grupo espanhol DIA, em Madrid.   Em conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2014, o presidente executivo, Ricardo Currás, disse que o grupo vai tentar melhorar os resultados das vendas brutas […]

Cerca de metade das 346 lojas Minipreço em Portugal vão mudar de imagem e oferecer serviços diferentes este ano, anunciou hoje o grupo espanhol DIA, em Madrid.

 

Em conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2014, o presidente executivo, Ricardo Currás, disse que o grupo vai tentar melhorar os resultados das vendas brutas (uma quebra de 7,2% em 2014) através de “crescimento via expansão”.

 

“Recuperaremos o crescimento via expansão, vamos abrir lojas. Temos um número de lojas previsto, mas prefiro não me pronunciar”, disse Ricardo Currás.

 

O responsável explicou, sim, que em Portugal o Grupo DIA vai “ter uma nova oferta, que é o Minipreço Market (mais oferta de serviço, especialmente nos frescos)”.

 

“Em Portugal haverá uma mudança muito significativa na oferta e no serviço que ofereceremos. Será uma diferença muito grande em relação ao que oferecíamos no Minipreço. Este projeto, vamos pô-lo em prática em cerca de metade do parque de lojas este ano. Não penso que o consigamos fazer em todo o parque, mas chegaremos a metade”, salientou.

 

A imagem do Minipreço passará assim do azul para o verde do Minipreço Market.

 

Por outro lado, o Grupo DIA vai lançar “uma melhoria (remodelação) das lojas Maxi (as maiores lojas do Minipreço, as que têm parque de estacionamento)”.

 

“Vamos a seguir em Portugal o que já estamos a fazer em Espanha, mas isso já terá mais repercussão na segunda metade do ano, ou em 2016”, realçou.

 

Questionado sobre as acusações de alguns franquiados em Portugal de que o DIA pratica ‘dumping’ [vendas abaixo do preço do custo] nas suas lojas, Ricardo Currás desvalorizou.

 

“Essa é a opinião de um franquiado e temos 288 franquiados em Portugal. Só para termos a noção dos números”, disse o administrador, admitindo porém que o grupo vai melhorar a relação com os franquiados.

 

“É verdade que é importante que tomemos ações para melhorar as relações com os franquiados e estamos a melhorar em Portugal: melhorar o financiamento e as margens dos franquiados em Portugal”, disse.

 

O diretor executivo corporativo do DIA, Amado Sánchez, acrescentou que o grupo tem uma “baixa litigiosidade” com os franquiados.

 

“É extremamente baixa. Podemos contar pelos dedos das mãos o número de casos que temos em todas as geografias”, concluiu.

 

Atualmente, o Grupo Dia conta com 346 lojas próprias em Portugal e 288 franquiados.

 

OJE/Lusa

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