Grupo EDP sustenta Lisboa no verde, volatilidade nas bolsas em mínimos de 2014

As bolsas europeias abriram hoje sem tendência definida com a volatilidade dos mercados inferior à media.

Depois de ter aberto em terreno negativo, o PSI 20 inverteu a tendência e segue agora a ganhar uns ligeiros 0,12%, com os títulos da EDP e da EDP Renováveis a liderar os ganhos na praça lisboeta e a suportar o índice em terreno positivo – ganham 0,37% e 0,76%, respetivamente.

já a Galp desvaloriza 0,71% e é a cotada a negociar esta manhã. com pior desempenho no PSI20. Isto numa altura em que os preços do petróleo valorizam mais de 0,5% tanto em Londres como em Nova Iorque, com o Brent, a referência para as importações portuguesas, a somar 0,63% para 55,70 dólares por barril e o Crude a avançar 0,64% para 53,64 dólares.

Na Europa, os principais índices negoceiam sem tendência definda com o francês CAC a cede 0,04%, o alemão Dax ganha 0,09% e o italiano MIB regista perdas acentuadas e desvaloriza 0,71%.

O setor dos media é um dos que está novamente em destaque. Hoje, a Bloomberg anunciou que a Vivendi aumentou a sua posição para os 25.75%, o que corresponde a b26.77% dos votos. A Finivest, que detém 38.60% do capital da Mediaset, apelidou de hostil e indesejada a postura da Vivendi e já recorreu aos tribunais, acusando a empresa francesa de algumas irregularidades. Desde o início do mês, as acções da Mediaset valorizaram-se 99%.

O índice VStoxx, que mede a volatilidade, caiu para níveis mínimos de Julho de 2014, segundo o monitor da Bloomberg. Do outro lado do Atlântico, os mercados americanos fecharam com ganhos. A aproximação do industrial Dow Jones aos 20 mil pontos foi o fator de maior destaque. Hoje às 15h30 serão publicados os dados sobre as nreservas petrolíferas dos EUA.

Recomendadas

Wall Street fecha a perder, com Nasdaq e S&P 500 a tombar mais de 2%

A nível empresarial, destaque para a queda da Apple de quase 5% depois do Bank of America baixar a empresa de Neutral para Buy, citando preocupações com uma desaceleração nos gastos do consumidor.

PSI fecha no ‘vermelho’. Jerónimo Martins perde mais de 6%

Houve apenas duas cotadas a terminarem a sessão em terreno positivo. Os CTT fecharam a valorizar 3,82% para os 2,72 euros e a Galp cresceu 0,44%, com as suas ações nos 9,63 euros. No mercado cambial, o euro está a ter uma valorização de 0,46% face ao dólar, para os 0,9779 euros.

Wall Street arranca ‘mista’ numa Europa mergulhada no ‘vermelho’

A a Amazon está em destaque, após anunciar um aumento do salário médio dos trabalhadores de armazém, bem como os trabalhadores de entregas. O anúncio antecede em duas semanas o segundo evento de ofertas Prime Day da Amazon, marcado para 11 e 12 de outubro, evento que provocou uma crescente pressão sindical sobre a empresa.
Comentários