[weglot_switcher]

Grupo Roca investe 25 milhões de euros em startups

Dentro de cinco anos, o grupo estima que a carteira de investimentos seja composta por até 15 empresas.
26 Janeiro 2022, 14h14

O grupo Roca vai investir 25 milhões de euros em startups e projetos empreendedores através do seu novo fundo de corporate venture. Com este investimento, o grupo pretende que as startups desenvolvam a sua atividade em áreas prioritárias para a empresa.

O Roca Group Ventures vai alocar entre 500 mil euros e dois milhões de euros a cada projeto, “sem renunciar a outras fórmulas de colaboração que não envolvam ações ou investimento em fases adicionais para financiar as iniciativas que demonstrem o maior potencial”.

Dentro de cinco anos, o grupo estima que a carteira de investimentos seja composta por até 15 empresas. Para o lançamento do fundo, o grupo vai contar com o apoio da Alantra, uma empresa global de consultoria financeira e gestão de ativos.

A Rocar definiu quatro áreas de negócio de interesse quando se trata da procura de oportunidades: wellness (bem-estar) e espaços de banho inteligentes, novos negócios e materiais, eficiência energética e racionalização do consumo de água e excelência operacional nos respetivos processos industriais.

Na primeira área, a empresa tem como objetivo o uso de recursos tecnológicos que, através de Inteligência Artificial, melhorem a usabilidade dos dispositivos e contribuam para o desenvolvimento de produtos amigos do ambiente e para o desenvolvimento de produtos que criem espaços de relaxamento. Na segunda área, o grupo foca-se em soluções disruptivas baseadas em tecnologia com ampla margem de crescimento, como novos materiais de construção e fabrico de novos períodos.

Para a terceira área, o grupo quer identificar e desenvolver produtos e serviços que contribuam para a geração de casas conectadas e sustentáveis, com o foco na redução do consumo de água. A última área de negócios visa aumentar a excelência operacional através de tecnologias como a Inteligência Artificial, impressão 3D, Internet das Coisas, blockchain e plataformas integráveis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.