Grupo SATA atinge novos máximos de tráfego em 2022 (com áudio)

Em comunicado, a empresa diz que no total das duas companhias o número de passageiros transportados ascendeu a um novo valor máximo de 1.920.451, o que representou uma subida de 49,9% em relação ao ano anterior.

Ambas as companhias aéreas do Grupo SATA (SATA Air Açores e Azores Airlines) registaram novos valores máximos de tráfego de passageiros em 2022, revela o grupo.

Em comunicado a empresa diz que no total das duas companhias, o número de passageiros transportados ascendeu a um novo valor máximo de 1.920.451 (1,9 milhões) o que representou um crescimento de 49,9% em relação ao ano anterior de 2021 e de 12,1% em relação ao ano em 2019, “o melhor ano de sempre até à data”.

A SATA Air Açores, operador afeto ao serviço público inter-ilhas, transportou um total de 837.236 passageiros o que significa mais 32,2% em relação ao ano anterior e mais 9,2% em relação ao ano pré-pandémico de 2019.

A Azores Airlines, transportou um total de 1.083.215 passageiros, mais 67,1% em relação ao ano anterior e mais 14,5%, em relação a 2019.

“Note-se que estes resultados de tráfego foram alcançados em 2022, ano ainda bastante marcado pela crise Covid-19 no primeiro trimestre do ano, a que se sobrepuseram os impactos da guerra na Ucrânia e, ainda, as disrupções operacionais sentidas em vários aeroportos no continente Europeu e Norte Americano, destinos que fazem parte da rede da Azores Airlines”, refere o grupo.

A SATA diz que em consequência, “as mais recentes estimativas indicam que o
número de passageiros em 2022 tenha globalmente estado entre 10% a 15% abaixo de 2019”, o que “destaca a vitalidade das companhias aéreas do Grupo SATA”.

A SATA diz que em 2022, “a disponibilidade e fiabilidade das frotas esteve a um nível elevado o que permitiu cumprir com a globalidade do programa operacional”.

“Na SATA Air Açores verificou-se ainda a adição de uma sétima aeronave no Verão para responder à mobilidade na Região Autónoma dos Açores (RAA)”, refere o comunicado.

A SATA diz que “mesmo com um aumento significativo da oferta, o crescimento da procura permitiu o aumento do load-factor médio anual (aproximação  ao rácio entre o número de lugares disponibilizados e o número de lugares utilizados) em 5 ppts na SATA Air Açores para 72% e em 9ppts na Azores Airlines para 75%, comparativamente com o ano anterior”, lê-se na nota.

Em 2023, e “apesar da extrema volatilidade dos mercados ser o principal desafio”, o Grupo SATA antecipa um ligeiro reforço dos números de tráfego, relativamente ao ano anterior.

Recomendadas

IGCP quer alargar rede de distribuidores dos certificados de aforro para contornar desinteresse da banca

O presidente do IGCP sublinhou na COF o interesse em alargar a rede de distribuidores, de forma a contornar também, o que disse ser, o desinteresse da banca.

Consumo de cimento registou um aumento de 1,5% para 3.836 milhares de toneladas em 2022

Os dados são da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas. Entre estes destaca-se que no mercado das obras públicas, em 2022, foram abertos concursos de empreitadas de obras públicas no montante de cerca de 3,8 mil milhões de euros, o que traduz uma ligeira redução de 3% face a 2021.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários