Grupo tecnológico da Sonae investe 112 milhões em startup de gestão alimentar de frescos

Num comunicado enviado ao Jornal Económico,  o braço de investimento tecnológico do grupo multinacional Sonae indica que o investimento foi liderado pela Spark Capital e contou com a participação da Insight Partners e VMG Partners.

A Bright Pixel Capital anunciou esta tarde que participou numa ronda de financiamento série B – liderada pela Spark Capital – num total de 115 milhões de dólares (112 milhões de euros) da empresa de tecnologia baseada em inteligência artificial para gestão de alimentos frescos Afresh.

Num comunicado enviado ao Jornal Económico, o braço de investimento tecnológico do grupo multinacional Sonae indica que o investimento contou ainda com a participação da Insight Partners e VMG Partners e que todos os investidores já existentes, entre as quais a Maersk Growth, a High Sage e a Innovation Endeavors, também participaram na ronda.

Com esta operação, o total de financiamento da empresa ascende a 148 milhões de dólares (145 milhões de euros).

“Os alimentos, mais do que tudo, moldam a saúde das pessoas e do nosso planeta. Fundámos a Afresh com o objetivo de eliminar o desperdício alimentar e de tornar os alimentos nutritivos mais acessíveis. Estamos entusiasmados por aplicar este investimento no desenvolvimento do negócio e na expansão do nosso produto”, comentou o cofundador e CEO da Afresh, Matt Schwartz.

O mesmo comunicado refere que a Afresh desenvolveu uma tecnologia que permite aos retalhistas realizarem tarefas em loja de gestão de produtos frescos, sendo que o sistema operacional denominado Fresh, fica facilitada a previsão de inventário, novas encomendas e operações de loja.

De acordo com a empresa norte-americana, o “novo investimento permitirá expandir para novas categorias de alimentos frescos, como talho, peixaria e padaria”, estando previsto também ser “utilizado para aumentar a equipa e para expandir a empresa a nível internacional, nomeadamente com a entrada no continente europeu”.

No ano passado, a Afresh triplicou a sua base de clientes em 2021, incluindo cadeias regionais e nacionais, prevendo adotar a nova solução em mais de 2.300 lojas da marca nacional Albertsons até ao final deste ano; além disso, pretende servir 10% dos supermercados dos EUA até ao final do ano.

Recomendadas

Sindicatos atentos ao fundo pensões do BCP

Os Sindicatos Verticais da Banca asseguram aos associados do BCP que tudo farão “na defesa dos seus interesses no Fundo de Pensões do banco”.

BCE vigia 31 bancos por riscos associados à subida das taxas de juro

Banco Central Europeu lançou uma revisão dos riscos de taxa de juro e spread de crédito para avaliar a exposição dos bancos. Numa primeira fase irá monitorizar 31 instituições financeiras

CP transportou 70 milhões de passageiros e supera valores de 2019 no primeiro semestre de 2022

A CP – Comboios de Portugal registou, no primeiro semestre de 2022, um aumento da procura de 77,5%, quando comparado com o período homólogo de 2021, o que se traduz em cerca de 70 milhões de passageiros transportados.
Comentários