[weglot_switcher]

Grupo Vila Galé confirma desistência do projeto de Una na Bahia

“Nunca houve ali indígenas, nunca ali houve uma reserva indígena, não há, nem vai haver, como vão ver daqui a pouco tempo, quando surgir a decisão final”, garantiu Jorge Rebelo de Almeida reagindo às notícias de que o projeto iria inviabilizar uma reserva de indígenas brasileiros.
20 Janeiro 2020, 21h03

Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, confirmou hoje, dia 20 de janeiro, a desistência do grupo do projeto de construir um ‘resort’ nas povoações de Una e Ilhéus, no estado da Bahia, no Brasil, uma decisão anunciada publicamente no passado dia 11 de novembro.

O projeto foi contestado em meados de outubro por diversos políticos e activistas brasileiros em defesa dos indígenas, após ter sido divulgada uma notícia pelo portal de jornalistas de investigação ‘The Intercept’, segundo a qual o projeto hoteleiro da Vila Galé iria ocupar uma reserva indígena.

“Nunca houve ali indígenas, nunca ali houve uma reserva indígena, não há, nem vai haver, como vão ver daqui a pouco tempo, quando surgir a decisão final”, garantiu hoje, dia 20 de janeiro, Jorge Rebelo de Almeida num encontro com jornalistas.

Este responsável adiantou que “foi o Governo da Bahia, que era do PT, que nos ofereceu o terreno para desenvolvemos o projeto, e tivemos o apoio do Governo estadual, próximo do presidente Bolsonaro”.

“Tínhamos o apoio de dois governos opostos, que se odeiam, mas no final quem ficou prejudicado, além do Grupo Vila Galé, foi a prefeituras e as populações locais”, garantiu o presidente do Grupo Vila Galé.

“Desistimos porque forma colocadas notícias a circular a dizer que estávamos a maltratar os indígenas. Um hotel não sobrevive a uma coisa destas. E, depois, temos tantas alternativas para fazer hotéis no Brasil…”, ironizou Jorge Rebelo de Almeida.

O projeto, numa área do litoral brasileiro com cerca de 470 quilómetros quadrados, previa um investimento de cerca de 45 milhões de euros, para construir um ‘resort’ com 1.040 camas, estando previsto gerar mais de 500 empregos diretos e mais de 1.500 indiretos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.