[weglot_switcher]

Grupo Visabeira com lucros de 46,3 milhões a subirem 22%

O volume de negócios consolidado atinge 1.452 milhões de euros representando um crescimento de 24% face ao ano 2021. Os 65% deste incremento foi obtido por via orgânica.
12 Maio 2023, 10h39

O Grupo Visabeira registou um resultado líquido de 46,3 milhões de euros em 2022, representando um crescimento de 22% face ao ano anterior.

Em comunicado, o grupo diz que “o ano 2022 ficou marcado por um forte aumento dos custos de energia, combustíveis e matérias-primas, consequência inevitável face ao recrudescimento da inflação, provocada pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia” mas que apesar destes constrangimentos, o Grupo Visabeira “demonstrou capacidade de gestão e inovação que permitiu encontrar soluções que mitigaram o impacto negativo do ambiente social e económico que afetou a sociedade global”.

“O Grupo alcançou o marco histórico de 1.452 milhões de euros de volume de negócios consolidado, um aumento de 281 milhões de euros face ao ano de 2021, traduzindo-se num crescimento de 24%”, destaca o grupo.

Volume de negócios consolidado atingiu os 1.452 milhões de euros e EBITDA os 210 milhões de euros, mais 14% do que no ano anterior.

O grupo realça que o mercado externo representa 79% do volume de negócios, sendo 62% Europa; 21% Portugal; 6% América, Ásia e Oceânia e 11% África.

Nos mercados externos, o Grupo Visabeira mantém como principal estratégia o crescimento das suas atividades core – prestação de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia – para os principais operadores europeus e o reforço da sua posição nestes mercados.

O grupo diz que soma 4,4 mil milhões de euros o volume de negócios em carteira garantidos.

A Visabeira Global, holding que integra os negócios na área das telecomunicações energia, tecnologia e construção, regista um volume de

A Visabeira Indústria atinge 189 milhões de euros, representando um aumento de 23% face ao mesmo período de 2021, contribuindo com 13% para o volume de negócios consolidado do Grupo Visabeira.

“Nesta área, relevamos os excelentes resultados alcançados pela Vista Alegre, que em 2022 a despeito do forte aumento dos custos de energia, combustíveis e matérias-primas, demonstrou resiliência e adaptabilidade atenuando algum deste impacto negativo, quer com o desenvolvimento ao longo dos últimos anos de um conjunto de investimentos tendentes a melhorar a eficiência dos seus processos, quer através de uma gestão mais eficiente dos consumos e dos meios de produção”.

A Vista Alegre atingiu um máximo histórico de vendas atingindo um volume de negócios de 143 milhões de euros e um EBITDA de 27,5 milhões de euros.

Já a Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços, em processo de recuperação pós-pandemia registou um volume de negócios de 53 milhões de euros, o que representa cerca de 4% do volume total de atividade do Grupo.

A dívida líquida consolidada reduziu mais de 100 milhões de euros face a 2021, o que representa uma redução do rácio dívida líquida sobre o EBITDA para 2,8 vezes.

Recorde-se que o grupo Visabeira está num consórcio com a Sodecia na corrida à compra da Efacec que está em processo de reprivatização.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.