[weglot_switcher]

Grupo Volkswagen vai extinguir 4 mil postos de trabalho

Em causa está um plano, acordado entre direção e os representantes dos trabalhadores, que prevê também o investimento de até quatro mil milhões de euros em projetos de digitalização do grupo alemão.
5 Junho 2019, 14h49

Seguindo um plano de otimização de processos e de digitalização no seio do grupo Volkswagen (VW), a empresa prevê até 2023 a extinção de até quatro mil postos de trabalho em unidades “não produtivas”, foi esta quarta-feira anunciado, 5 de junho. Em contrapartida, o maior grupo fabricante automóvel da Europa prevê a criação de pelo menos dois mil novos “empregos digitais”.

Em causa está um plano, acordado entre direção e os representantes dos trabalhadores, que prevê também o investimento de até quatro mil milhões de euros em projetos de digitalização do grupo alemão. Quanto à extinção dos postos de trabalho, serão afetadas a Volkswagen Passenger Cars, a Volkswagen Group Components e a Volkswagen Sachsen GmbH – como serão estas as unidades as únicas afetadas, a empresa também se comprometeu a não realizar despedimentos nas mesmas até 2029.

Já o investimento em causa, segundo o comunicado do grupo que é citado pela “Bloomberg“, visa “principalmente na área de administração, mas também na produção”.

“Consequentemente, até 4.000 empregos em unidades não produtivas na Volkswagen AG Passenger Cars, Vokswagen Group Components e Volkswagen Sachsen GmbGH não serão cobertos nos próximos quatro anos. Um requisito prévio para isto é que sejam redundantes como resultado da digitalização, a otimização de processos e as melhorias organizativas”, explicou a empresa.

Os postos concretos que desaparecerão serão acordados nos próximos três meses e a maior parte dos novos “empregos digitais” serão concentrados em Wolfsburgo, a central do grupo na Alemanha.

O grupo VW extinguirá os quatro mil postos de trabalho seguindo a “curva demográfica” e da “forma mais socialmente responsável possível”, segundo afirmou o responsável de operações da marca Volkswagen, Ralf Brandstätter, citado no comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.