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GT2 RS: Conheça o Porsche 911 mais potente de sempre

Estreia-se este fim de semana e já pode ser encomendado. O GT RS2 é o Porsche 911 mais potente de sempre. Mas para se sentar aos comandos deste modelo tem de pagar, pelo menos, 336.805 euros.
1 Julho 2017, 11h20

É no Festival de Goodwood, no Reino Unido, que, por estes dias, decorre a estreia mundial do Porsche 911 mais potente de sempre. O GT2 RS, já disponível para encomenda por preços que se iniciam nos 336.805 euros, oferece 700 cv de potência máxima, destinados a animar o seu eixo traseiro.

A fonte desta potência é o motor montado em posição rebaixada na traseira: um 3.8 boxerbiturbo de seis cilindros, tecnologia de quatro válvulas, turbo de geometria variável (VTG) e o novo sistema de pressurização do ar de alimentação, sistema de injeção direta de gasolina (DFI) e VarioCam Plus. Os 750 Nm de binário máximo estão disponíveis às 4.500 rpm.

A caixa de velocidades é a conhecida PDK de sete relações, mas que, para este modelo, foi alvo de uma otimização. As relações são mais curtas, tal como as passagens de caixa. Mesmo a sétima velocidade tem um escalonamento desportivo e é concebida para a velocidade máxima.

Estes atributos permitem ao novo modelo da casa alemã atingir os 340 km/h de velocidade máxima e cumprir os 0-100 km/h em meros 2,8 segundos. Quanto a consumos, os anunciados são de 11,8 l/100 km em ciclo combinado, o que corresponde a 269 g/km de emissões de CO2.

Como o peso é tão essencial quanto a tração, a Porsche construiu o GT2 RS utilizando vários materiais leves, como o carbono, presente no capot, guarda-lamas dianteiros, saídas de ar das cavas das rodas, molduras superiores dos retrovisores exteriores, entre muitos outros.

Mas não só. Os silenciadores traseiros são em titânio (o mesmo material do opcional cronógrafo Porsche Design, cujo preço ultrapassa os 9.000 euros), o tejadilho em magnésio e o óculo e janelas traseiras são em vidro leve, uma estreia na marca.

O objetivo deste percurso pela tabela periódica é o de conseguir o que a marca apelida de “definição atlética”, que, no caso, se traduz numa relação peso/potência de 2,85 kg/cv. Se ainda achar muito pode adquirir ainda o pacote Weissach, que retira mais 30 kg ao peço do veículo. Desse valor, só as jantes em magnésio forjado representam 11,5 kg e as barras anticapotamento em titânio, em vez de aço, cerca de 12 kg.

O chassis foi afinado a pensar na pista, tal como aconteceu coma escolha dos pneus, 265/35 ZR 20 à frente e 325/30 ZR 21 atrás. O eixo traseiro direcional com afinação desportiva também ajuda à performance destes modelo nas pistas, tal como a aerodinâmica, também pensada para as prestações em circuito, e os travões carbocerâmicos, destinados a conter toda esta potência.

Se não tem o capital suficiente para investir neste modelo bem exclusivo, pode sempre esperar por outubro, quando será lançado o novo capítulo do jogo Forza, o sexto, no qual poderá conduzir um Porsche 911 GT2 RS por valores mais consonantes com o bolso dos portugueses.

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