[weglot_switcher]

Guardian: Nome de Isabel dos Santos removido da lista de participantes da cimeira de Davos

A Unitel, detida pela empresária angolana, é um dos patrocinadores do evento, mas os organizadores da cimeira de Davos dizem agora que estão a “reavaliar” a participação da empresa de telecomunicações, avança o jornal britânico The Guardian.
  • Toby Melville/Reuters
20 Janeiro 2020, 08h17

Isabel dos Santos não vai estar presente no Fórum Económico Mundial este ano. O seu nome foi removido da lista de participantes da cimeira de Davos, avança o The Guardian.

“Num sinal que a comunidade internacional está a começar a apertar o cerco contra [Isabel] dos Santos, o seu nome foi removido da lista de participantes que se vão reunir esta semana no Fórum Económico Mundial, o encontro anual de líderes políticos e de negócios”, escreve o jornal britânico.

A empresa de telecomunicações Unitel pagou para ser um patrocinador do evento, e os organizadores da cimeira de Davos disseram que estão a “reavaliar” a participação da Unitel.

Recorde-se que no domingo, o Guardian revelou como Isabel dos Santos conseguiu usar a sua influência e estatuto para construir uma fortuna avaliada em dois mil milhões de dólares, à custa do Estado de Angola.

Uma investigação de um consórcio internacional de jornalistas de investigação (ICIJ), incluindo em Portugal o jornal Expresso e a SIC, sugere que Isabel dos Santos beneficiou de imensas oportunidades derivadas de Eduardo dos Santos, antigo presidente de Angola e pai de Isabel dos Santos, enquanto dirigiu o país.

Os Luanda Leaks têm 715.000 documentos, entre e-mails, contratos, auditorias, e contas que foram obtidas por uma plataforma de denunciantes em África (PPLAAF), que depois foi partilhada com a ICIJ.

Em reação, a empresária angolana destacou que a sua fortuna deve-se ao seu “carácter, inteligência, educação, capacidade de trabalho, perseverança”, acusando vários meios de comunicação social de “racismo” e “preconceito”, fazendo “recordar a era colonial em que nenhum africano pode valer o mesmo que um europeu”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/leia-aqui-os-documentos-do-luanda-leaks-537188

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.