[weglot_switcher]

Guatemala junta-se aos Estados Unidos no reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel

O país junta-se aos Estados Unidos no reconhecimento de Jerusalém como capital do Estado de Israel, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o ter feito à rebelia da Organização das Nações Unidas e a aumentando onda de tensão no Médio Oriente.
25 Dezembro 2017, 11h21

A Guatemala anunciou este domingo que vai transferir a embaixada do país em Israel para a cidade de Jerusalém. O país junta-se aos Estados Unidos no reconhecimento de Jerusalém como capital do Estado de Israel, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o ter feito à rebelia da Organização das Nações Unidas e a aumentando onda de tensão no Médio Oriente.

“Querido povo de Guatemala, conversei hoje [este domingo] com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e falámos das excelentes relações que temos tido enquanto nações desde que a Guatemala apoiou a criação do Estado de Israel”, afirmou o presidente da Guatemala, Jimmy Morales, numa publicação na rede social Facebook. “Um dos temas de maior relevância foi o retorno da embaixada de Guatemala a Jerusalém”.

Jimmy Morales sublinha que já deu instruções à chanceler do país para que inicie as diligências para que a embaixada da Guatemala em Israel seja transferida para a cidade de Jerusalém, uma cidade que alberga locais sagrados para muçulmanos, judeus e cristãos e que é alvo de sérias disputadas entre eles.

Além da Guatemala, as Honduras, Islas Marshall, Micronesia, Nauru, Palau e Togo aliaram-se aos Estados Unidos nesta decisão. A questão de Jerusalém é uma das mais complicadas e delicadas do conflito israelo-palestiniano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.