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Guerra de pizzas. Pizza Hut pode controlar Telepizza mas franchisados querem garantias

A Telepizza quer estender a aliança corporativa que está a negociar com a Yum!, a empresa-mãe da Pizza Hut, na América do Sul, a Portugal e Espanha.
7 Março 2018, 15h59

As negociações da Telepizza com o gigante norte-americano Yum! para gerir a marca Pizza Hut em Portugal, Espanha e América Latina encontrou um enorme obstáculo. A Associação de Franchisados da Telepizza remeteu uma carta à empresa para pedir informação e exigir garantias de que vão ser respeitados todos os contratos e de que a empresa não vai incorrer em concorrência desleal com a nova marca.

A Telepizza quer estender a aliança corporativa que está a negociar com a Yum!, a empresa-mãe da Pizza Hut, na América Latina, a Portugal e Espanha, noticia o jornal espanhol “El Economista”.

A Telepizza e a Pizza Hut são concorrentes diretos, mas desde outubro de 2017 que há negociações entre empresa espanhola e a holding norte-americana para que a empresa lideada por Pablo Juantegui assuma o controlo da gestão da marca Pizza Hut. A prioridade da Telepizza, segundo o periódico espanhol é a América Latina, mas o acordo poderá também cobrir os espaços da Pizza Hut na Península Ibérica.

A Pizza Hut pertence à Yum! desde 2009, quando o grupo Zena (dono do Burger King) decidiu abrir mão da franquia e apostar na norte-americana Domino’s Pizza. Desde então que a Yum!, que também detém as franquias KFC e Taco Bell, controla a Pizza Hut, sendo que as mais de cem lojas em Portugal e Espanha são geridas, em sociedade, pelo grupo português Ibersol. Só em Portugal, há 93 espaços Pizza Hut.

Com 1.440 restaurantes em 19 países, a Pizza Hut tem como principais mercados os Estados Unidos e a China, tendo fechado o último exercicio de 2017 com uma faturação de 339 milhões de euros.

Para a Telepizza este negócio, a concretizar-se, é mais um passo no crescimento da empresa espanhola que desde 2016 já entrou em quatro novos mercados: Reino Unido, República Checa, Paraguai e Irão.

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