[weglot_switcher]

Guerra dos Balcãs: Radovan Karadzic enfrenta veredito final sobre crimes contra a humanidade

Em causa estão crimes de contra a humanidade e crimes de guerra pelo massacre de Srebrenica e o cerco de Sarajevo durante a guerra civil da Jugoslávia, onde 12 mil pessoas morreram entre 1992 e 1996.
20 Março 2019, 10h59

O ex-líder político servo-bósnio Radovan Karadzic conhece esta quarta-feira a sentença final de um dos tribunais internacionais de Haia, a que recorreu depois de ter sido condenado em primeira instância a 40 anos de prisão. Em causa estão crimes de contra a humanidade e crimes de guerra pelo massacre de Srebrenica e o cerco de Sarajevo, onde 12 mil pessoas morreram entre 1992 e 1996.

A sentença vai ser emitida pelo Mecanismo para os Tribunais Penais Internacionais (MPTI), que veio substituir o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ), no final de 2017. Esta será uma das últimas decisões relativamente ao período conturbado que se seguiu à desintegração da Jugoslávia em 1991, com a proclamação unilateral da independência da Eslovénia e Croácia.

Entre os juízes que vão julgar o recurso está o juiz português Ivo Rosa, que lidera em Portugal a Operação Marquês, que tem o antigo primeiro-ministro José Sócrates como principal arguido. Em primeira instância, Radovan Karadzic foi condenado a 40 anos de prisão, apesar de ter declarado mais uma vez a sua inocência de todos os crimes de que é acusado, incluindo genocídio, no âmbito das guerras dos Balcãs, na década de 1990.

Radovan Karadzic, de 73 anos, classificou como “monstruoso” o veredito emitido pelo TPIJ, em abril de 2016, tendo recorrido da decisão. Já a a acusação considerou a sentença “demasiado clemente”. O ex-presidente sérvio da Bósnia-Herzegovina descreve as acusações que lhe são imputadas como “erros graves”, tendo em conta que tudo que fez foi “tentar proteger sérvios bósnios”.

A decisão de 2016 considerou provado que Radovan Karadzic concebeu um plano político para “criar um clima de insegurança que tornou a vida impossível em Srebrenica e provocou uma catástrofe humanitária”. Radovan Karadzic, capturado em Belgrado em 2008, é o mais alto responsável em julgamento pelo conflito na ex-república jugoslava entre os exércitos muçulmano, sérvio e croata, que levou à morte de mais de 100.000 pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.