[weglot_switcher]

Guerra também afeta os milhares de animais que permanecem no Jardim Zoológico de Kiev

Quinze animais foram resgatados de um santuário em Kiev, perto de um aeroporto que foi palco de intensos combates, e levados para um local seguro na Polónia, mas dezenas de outros foram deixados para trás e quatro mil estão no Zoológico de Kiev, que só tem comida garantida para mais 10 dias.
7 Março 2022, 17h00

Seis leões, seis tigres, dois linces-persa e um mabeco foram resgatados de um santuário em Kiev, perto de um aeroporto que foi palco de intensos combates, e levados para um local seguro na Polónia, mas dezenas de outros foram deixados para trás quando a equipa se esforçou para salvar o maior número possível dos 80 animais e cerca de quatro mil permanecem no Zoológico da capital, que diz ter comida apenas para mas 10 dias a mais.

Segundo o “The Independent”, Natalia Popova, que administra o santuário, temia que os animais “morressem de bombas ou de fome” e foi forçada a selecionar aqueles que tinham a melhor chance de sobreviver à jornada e pediu ajuda para a missão de resgate do Zoológico de Poznan, no oeste da Polónia.

“Eles tiveram que voltar muitas vezes, porque todas as estradas estavam explodidas, cheias de buracos, impossíveis de passar com tanta carga, por isso demorou tanto”, disse o o zoólogo polaco Malgorzata Chodyla. “Mas aqui estão eles, e nós simplesmente não podemos acreditar”.

Chodyla disse que todos os animais, incluindo crias de tigre, sobreviveram à longa viagem. Os animais podem ir ainda mais para o oeste dado que um santuário belga se ofereceu para levar os leões e o mabeco, acrescentou.

De acordo com o jornal britânico, elefantes e alguns outros animais estão a receber sedativos para os acalmar durante as explosões e disparos nas proximidades. Outros animais foram movidos para recintos fechados ou subterrâneos. O zoológico diz que tem energia, água, calor e comida – mas apenas por cerca de 10 dias. Teme-se pela segurança das milhares de criaturas do Zoológico de Kiev, incluindo elefantes, camelos e o único gorila da Ucrânia, que não foram evacuados e que têm comida para apenas mais 10 dias.

“Não estamos a recolher ajuda dos cidadãos! Todos os nossos animais estão fantásticos e sob a supervisão dos nossos zoológicos e veterinários que cuidam deles 24 horas. Temos produtos alimentares, luz, calor e água”, afirmou na sexta-feira o Zoológico na página oficial do Facebook.

Em 24 de fevereiro, na sequência da invasão russa, o Zoológico de Kiev foi fechado para visitantes devido à declaração de lei marcial, de acordo com uma publicação. Mesmo assim, uma equipa de cerca de 50 pessoas permaneceu no parque, mesmo à noite, para fornecer cuidados consistentes, 24 horas por dia, aos animais residentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.