Guerreiros de Terracotta. Viagem pela milenar História chinesa

Os Guerreiros de Terracotta são conhecidos por todo o mundo. E estão pela primeira vez em Portugal, na Alfândega do Porto. A descoberta deu-se em 1974. Um conjunto de mais de 8 mil homens armados e bem figurados nas suas imagens, acompanhados por mais de 130 carruagens, 520 cavalos para transporte e 150 cavalos para […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Os Guerreiros de Terracotta são conhecidos por todo o mundo. E estão pela primeira vez em Portugal, na Alfândega do Porto.

A descoberta deu-se em 1974. Um conjunto de mais de 8 mil homens armados e bem figurados nas suas imagens, acompanhados por mais de 130 carruagens, 520 cavalos para transporte e 150 cavalos para a Guarda Pessoal e Imperial.

Era este o exército que acompanhou imperador Qin Shi Huang, unificador do império do meio, na sua sepultura. Construída por 700 mil operários, oriundos de toda a China, tem mais de 2200 anos de existência. E está pela primeira vez em Portugal.

A Alfândega do Porto recebe, até 11 de Janeiro de 2016, uma pequena amostra daquele que é um dos Património da Humanidade, reconhecimento atribuído pela UNESCO. São 150 réplicas, construídas em Xian, que podem ser vistas em todo o seu esplendor. Uma mostra que já encantou multidões em todo o mundo e que, só em Londres, levou 850 mil visitantes ao British Museum, tendo, por isso, sido considerada a exposição de maior sucesso daquele museu.

É impressionante o realismo das pessoas, não havendo duas personagens iguais. As reproduções são rigorosas, não só em termos do material utilizado, mas também das suas dimensões. Uma mini mostra daquela que foi considerada a mais extraordinária descoberta arqueológica de sempre. Uma área subterrânea superior a 56 km2 a Norte de Xian (China) com altura de 51,3 metros.

Exposição Terracotta Army – Guerreiros de Xian
Alfândega do Porto
Horários: 2ª a 6ª (das 10h às 18h); sábados, domingos e feriados (das 10h às 20h). Última entrada 30 minutos antes de encerrar.
Bilheteira:
Adultos (a partir dos 12 anos inclusive) – 9 euros
Crianças (de 3 a 11 anos inclusive) – 6 euros
Família (2 adultos e até 3 crianças com 11 anos inclusive) – 25 euros
Escolas por aluno (Os alunos somente terão entrada acompanhados por Professor/Auxiliar Educativo que usufruirá de entrada gratuita por cada grupo de 15 alunos. mínimo 15.) – 5 euros
Áudio-Guia (Aluguer somente na bilheteira da Exposição. Condicionado à oferta disponível) – 3 euros
Crianças até 3 anos (Quando acompanhado por adultos pagantes) – 0 euros
A venda de bilhetes é na Bilheteira da Exposição, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Por Alexandra Costa/OJE

Recomendadas

Empresa espanhola de armamento recebeu carta semelhante à que explodiu na embaixada da Ucrânia

Uma empresa espanhola de armamento recebeu um envelope similar ao que foi enviado para a embaixada da Ucrânia em Madrid e que explodiu.

Atualização do IAS aumenta valor máximo do subsídio de desemprego em 93 euros

O valor máximo do subsídio de desemprego vai subir mais do que o previsto avançando 93 euros, para 1.201,08 euros, refletindo o aumento de 8,4% do Indexante de Apoios Sociais (IAS) em 2023.

Afinal, pensões mais baixas vão subir 4,83% em janeiro

Pensões até 961 euros vão ter aumento de 4,83%, pensões entre 961 euros e 2.883 euros vão subir 4,49% e pensões acima de 2.883 euros vão crescer 3,89%. Correção das atualização vai custar 110 milhões de euros, aos quais se somam os 1.155 milhões de euros já previstos.