Guiné-Bissau: CNE promete divulgar resultados provisórios das eleições na quarta-feira

Os resultados provisórios da segunda volta das eleições presidenciais da Guiné-Bissau, que decorreu este domingo, serão anunciados na quarta-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), anunciou a porta-voz deste organismo, Felisberta Vaz.

Em declarações aos jornalistas para fazer um balanço do ato eleitoral, sem direito a perguntas, Felisberta Vaz desmentiu “informações levianas” que estão a correr nas redes sociais “relativamente à tentativa de fraude eleitoral”.

“Aproveito aqui para apelar à tolerância, serenidade e sentido de responsabilidade de todas as candidaturas, órgãos de comunicação social e outros implicados neste ato nobre, uma conduta cívica”, defendeu a porta-voz da CNE, que lembra o “apanágio e a imagem histórica” da instituição na administração de processos eleitorais.

A responsável disse ainda que a CNE não pode compactuar com “falácias, intrigas e outros males que tendem a desvirtuar os seus propósitos” e que toda a sua atuação é baseada na lei “e não na vontade expressa de terceiros”.

A instituição eleitoral apela à calma, serenidade e vigilância “contra manobras atentatórias e a vã tentativa de comprometer” o processo.

Exortou ainda a comunicação social a abster-se de divulgar os resultados eleitorais, lembrando que essa competência é exclusiva da Comissão Nacional de Eleições.

Relacionadas

Guiné-Bissau/Eleições: Urnas encerradas, Comissão Eleitoral regista “pequenos incidentes que a polícia resolveu”

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau disse à Lusa que as urnas encerraram às 17:00 locais (mesma hora em Lisboa), na segunda volta das presidenciais, tendo ocorrido “pequenos incidentes que a polícia resolveu”.

Guiné-Bissau/Eleições: Umaro Sissoco Embaló acredita que vai vencer, mas se perder aceita resultados

O candidato à segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló disse este domingo acreditar que vai vencer as eleições, mas afirmou que, se for derrotado, irá aceitar os resultados.

Eleições na Guiné-Bissau: Sociedade civil fala em fraca afluência às urnas

O coordenador da célula, que agrupa várias organizações da sociedade civil guineense, receia que o número da abstenção possa superar o da primeira volta, que foi na ordem de 25%.
Recomendadas

Fugas Nord Stream representam a maior libertação de metano de todos os tempos

A fuga nos Nord Stream já começam a revelar consequências para o ambiente com a maior fuga de metano já registada.

Ucrânia: Banco Mundial concede mais 540 milhões de euros a Kiev

O Banco Mundial anunciou que irá conceder um apoio adicional no valor de 530 milhões de dólares (540,6 milhões de euros) para permitir à Ucrânia “responder às necessidades urgentes causadas pela invasão russa”.

Ucrânia: Biden diz que aliados da NATO não serão “intimidados” por Putin

O Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou hoje que os Estados Unidos e seus aliados não se deixarão “intimidar” pelo seu homólogo russo Vladimir Putin, e prometeu que a NATO defenderá “cada centímetro” do seu território.
Comentários