[weglot_switcher]

Gulbenkian disponibiliza um milhão de euros para organizações que apoiam idosos

As verbas serão atribuídas mediante concurso ao qual podem candidatar-se IPSS e outras organizações não-governamentais ou de voluntariado. O prazo termina a 7 de abril.
31 Março 2020, 14h16

A Fundação Calouste Gulbenkian abriu esta terça-feira um concurso no valor de um milhão de euros, para apoiar organizações da sociedade civil que prestam apoio a um dos grupos de maior risco no âmbito desta doença: os idosos.

A iniciativa, designada Gulbenkian Cuida, é lançada em parceria com o Instituto de Segurança Social, devendo as candidaturas ser submetidas até às 12h00 do dia 7 de abril.

Podem candidatar-se entidades privadas sem fins lucrativos – instituições de solidariedade social (IPSS), de voluntariado ou outras organizações não-governamentais que já desenvolvem atividades com populações idosas e que perante as necessidades excecionais decorrentes da pandemia COVID-19, precisem de reforçar as suas capacidades de resposta.

“Pretendemos contribuir para o reforço da capacidade de resposta das organizações privadas sem fins lucrativos, para que estas possam ampliar a sua capacidade de ação, atenuar o isolamento da população idosa e contribuir não só para a satisfação das suas necessidades básicas, mas também para a melhoria do seu bem-estar”, explica a Gulbenkian em comunicado.

De referir que a Fundação Gulbenkian anunciou esta segunda-feira a criação de um fundo de emergência no valor (inicial) 5 milhões de euros para apoiar cinco áreas em Portugal, nas quais a instituição está envolvida: saúde, ciência, sociedade civil, educação e cultura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.