Guterres desloca-se hoje a Moscovo para reunião com Putin (com áudio)

Ainda esta semana, o secretário-geral da ONU desloca-se a Kiev para reunir-se com o presidente ucraniano.

Jason Szenes/EPA via Lusa

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) desloca-se hoje a Moscovo para se reunir com Vladimir Putin, revela a “BBC”.

As conversações vão ter como foco a invasão russa da Ucrânia e, em particular, a situação em Mariupol, a cidade cercada que a Rússia garante já ter conquistado, apesar de terem falhado o domínio da siderurgia Azovstal, onde ainda resistem forças ucranianas.

Kiev já pediu a Guterres para garantir um corredor humanitário de forma a evacuar civis que se encontram refugiados dentro da Azovstal.

Ainda esta semana, António Guterres desloca-se a Kiev na quinta-feira para se reunir com o presidente Volodomyr Zelensky.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russos Sergey Lavror alertou para o risco de uma terceira guerra mundial, tendo criticado o governo ucraniano pela falta de progresso nas conversações de paz.

Por sua vez, o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros considera que a Rússia está a tentar afastar os apoios dados à Ucrânia.

Recomendadas

CEO da Microsoft destaca plataforma para ajudar a Ucrânia criada por português

Satya Nadella diz que o “Ukraine Live Aid”, para prestar apoio aos refugiados ucranianos, foi um dos trabalhos “significativos” e “muito necessários” que feitos com as Power Pages da Microsoft.

Ocidente deve ser mais brando com a Rússia e a Ucrânia deve ceder, defende Kissinger

Segundo o ex-secretário de Estado dos EUA, os líderes europeus não devem perder de vista o relacionamento de longo prazo com a Rússia, nem devem arriscar empurrá-la para uma aliança permanente com a China. O antigo campeão de xadrez Garry Kasparov disse que essa posição, para além de imoral, foi provada errada repetidamente.

Mais de 200 corpos encontrados em cave de Mariupol

Informação foi avançada por Petro Andryushchenko, conselheiro do presidente da câmara de Mariupol.
Comentários