Guterres e primeiro-ministro japonês discutem possível diálogo sobre Pyongyang

“Discutimos a necessidade de aplicar plenamente as sanções das Nações Unidas contra a Coreia do Norte perante a continuidade dos seus programas de armamento”, disse Shinzo Abe numa conferência de imprensa após a reunião.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, abordaram hoje em Tóquio a possibilidade de iniciar um diálogo multilateral sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.

“Discutimos a necessidade de aplicar plenamente as sanções das Nações Unidas contra a Coreia do Norte perante a continuidade dos seus programas de armamento”, disse Shinzo Abe numa conferência de imprensa após a reunião.

Os dois responsáveis também abordaram a possibilidade de iniciar “um diálogo substancial sobre a desnuclearização” da península coreana, acrescentou.

Por sua vez, António Guterres sublinhou a importância de o Conselho de Segurança da ONU “manter a unidade” para a “implementação total” das sanções sobre Pyongyang e também com vista à “possibilidade de uma solução diplomática para a desnuclearização” da Coreia do Norte.

Relacionadas

China estará a construir rede de campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

Trata-se de uma das medidas da China para responder ao êxodo humano que se desencadear à medida que aumenta o impasse entre a comunidade internacional e o regime norte-coreano.

Coreia do Norte acusa Washington de ‘chantagem’

A Coreia do Norte acusou este sábado os Estados Unidos da América de “chantagem nuclear” durante conversas com um alto funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU)”.
Recomendadas

Brittney Griner libertada pela Rússia em troca de prisioneiros com os EUA

A basquetebolista norte-americana estava presa desde agosto. Os norte-americanos soltaram o negociante de armas Viktor Bout, mais conhecido como “comerciante da morte”, que esteve preso nos EUA durante 12 anos.

Bruxelas quer que plataformas passem a cobrar IVA para evitar concorrência desleal

De acordo com as atuais regras de IVA, são os próprios prestadores de serviço – sejam motoristas ou donos de alojamento local – que são obrigados a coletar o IVA e a remiti-lo para as autoridades tributárias do seu país.

Alemanha e França condenam regime iraniano pela execução de manifestante

Este homem, Mohsen Shekari, “foi julgado e executado num julgamento pérfido e precipitado, porque não concordava com o regime”, declarou a chefe da diplomacia alemã, acrescentando que a ameaça de execução “não sufocará a vontade de liberdade das pessoas”.
Comentários