[weglot_switcher]

Guterres está habilitado para “lugar de maior pressão” do mundo

Augusto Santos Silva elogia o recém-empossado secretário-geral da ONU e que é “tranquilizador” saber, num contexto complexo, as Nações Unidas terão em relação ao conflito da Síria “uma perspetiva muito próxima da UE”.
12 Dezembro 2016, 19h35

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, reafirmou esta segunda-feira que António Guterres está “completamente habilitado” para desempenhar o cargo “de maior pressão que existe no mundo”.

Augusto Santos Silva cita Fernando Pessoa para dizer que António Guterres saberá lidar bem com as elevadas expectativas que colocam sobre si. “Pode-se sempre responder a essa pergunta com uma bela frase de Fernando Pessoa, que escreveu «eu sou do tamanho do que vejo, e não do tamanho da minha altura»”. “A visão que António Guterres apresentou em abril na assembleia-geral das Nações Unidas, quando formalizou a sua candidatura, mostra bem o tamanho do que ele vê”, acrescenta.

O ministro diz ainda que “entre as personalidades disponíveis para os tempos de hoje e para os desafios de hoje, (Guterres) era o que tinha melhores condições” para exercer o cargo.

Numa altura em que se vivem “momentos de alguma suspensão de juízos”, porque não se sabe “que evolução vai ter a política externa norte-americana” e há possibilidade de “evolução da posição da Rússia como ator regional no Médio Oriente”, é “tranquilizador saber que não só a UE se mantém unida em torno da sua posição, como contará no novo secretário-geral das Nações Unidas com uma pessoa cuja perspetiva sobre o conflito e sobre as soluções possíveis para o conflito é uma perspetiva muito próxima da (perspetiva) da UE”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.