[weglot_switcher]

Guterres pede retirada das tropas russas da Ucrânia (com áudio)

“Esta noite, só tenho uma coisa a dizer, do fundo do meu coração: presidente Putin, impeça as suas tropas de atacar a Ucrânia”, disse António Guterres antes de se saber da invasão à Ucrânia.
  • Jason Szenes/EPA via Lusa
24 Fevereiro 2022, 10h15

Numa declaração muito antecipada, o secretário-geral da ONU apelou à retirada das tropas russas da Ucrânia após a invasão ter sido oficializada durante a madrugada desta quinta-feira.

Em declarações durante uma reunião da entidade, partilhada no Instagram e no Twitter, António Guterres pediu ao presidente Vladimir Putin que as suas tropas parassem de atacar o país vizinho, agora sob ataque.

“Esta noite, só tenho uma coisa a dizer, do fundo do meu coração: presidente Putin, impeça as suas tropas de atacar a Ucrânia. Dê uma hipótese à paz. Já morreram muitas pessoas”, adiantou na reunião posteriormente transformada em publicações nas redes sociais, de forma a tornar o apelo mais forte.

Mais tarde, e já se sabendo que as tropas russas tinham começado a invadir o país vizinho e algumas bases aéreas já tinham sido atacadas, António Guterres modificou o seu apoio. “Sob as circunstâncias atuais, devo mudar o meu apelo”, escreveu o secretário-geral da ONU.

“Presidente Putin, em nome da Humanidade, leve as suas tropas de volta à Rússia. Este conflito deve parar agora”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.