[weglot_switcher]

Há 15 mil professores contratados sem colocação

O Número aumentou face ao ano passado e os sindicatos deixam o alerta: os valores podem ser superiores aos registados.
4 Outubro 2016, 12h16

São no total 14.619, o número de professores que concorreram ao concurso público e não conseguiram colocação, mais 1 178 candidatos em comparação com o ano passado.

Contudo, os sindicatos deixam o alerta: “Estes são só os que concorreram e não foram colocados. Há pelo menos mais 10 mil no desemprego que já desistiram de se candidatar”, afirma Mário Nogueira em declarações ao Correio da Manhã.

Comparativamente com 2012, este ano cerca de 18 mil professores desistiram de se candidatar ao concurso público — uma queda de 50 mil candidatos para 32 mil.

Verificam-se também múltiplos casos de professores a trabalharem em lojas, restaurantes e a dar explicações, para conseguirem equilibrar os orçamentos familiares diminutos. Há casos de professores a ganharem 300 euros por mês e a trabalharem apenas 5 horas por dia.

De acordo com a Fenprof e a FNE, nas salas de aulas continuam a faltar apoio a alunos com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem, necessidade essa que podia ser colmatada pelos professores que não conseguiram colocação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.