[weglot_switcher]

Há 351 reclusos infetados com Covid-19. Ministra da Justiça diz que a situação está “totalmente controlada”

Uso de máscara obrigatório generalizado no interior das prisões portuguesas aguarda parecer da DGS, explicou Francisca Van Dunem.
23 Novembro 2020, 19h39

Há atualmente 351 reclusos infetados com o novo coronavírus em Portugal num universo de onze mil pessoas, aos quais se juntam ainda 84 trabalhadores dos serviços prisionais, segundo a ministra da Justiça, Franscisca Van Dunem.

O anúncio foi feito esta tarde, em conferência de imprensa no Palácio de Belém, depois de uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ainda a ministra da Saúde, Marta Temido.

O Chefe de Estado convocara esta reunião para se inteirar do contágio do novo coronavírus no interior do espaços prisionais em Portugal. Uma situação que, segundo a ministra da Justiça, “está totalmente controlada”.

“As pessoas estão assintomáticas e a Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais já acionou o plano de contingência que, no essencial, consiste em retirar as pessoas testadas e que estão infetadas e colocá-las num espaço à parte, onde estão a ser observadas por médicos e pessoal de enfermagem”, explicou a ministra.

“Temos a situação totalmente controlada nos vários estabelecimentos. Não houve necessidade do recurso ao Serviço Nacional de Saúde, nem de qualquer estrutura externa”, adiantou.

A ministra da Justiça explicou que o número de infetados nas prisões aumentou a partir de outubro, em linha com o aumento do ritmo de infeção fora dos estabelecimentos prisionais.

“A partir de outubro passamos a ter um conjunto de casos em estabelecimentos, nomeadamente em Tires, Lisboa, porto e Matosinhos, Bragança, Vila Real e Faro”, disse Francisca Van Dunem.

Por enquanto, o uso obrigatório de máscara no interior dos estabelecimentos prisionais aguarda pelo parecer que a Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais pediu à Direção-Geral de Saúde. “Aguardamos que a breve trecho nos seja enviado o parecer da DGS sobre a obrigatoriedade, ou não, do uso de máscara no interior dos espaços prisionais”, realçou Francisca Van Dunem.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.