[weglot_switcher]

Há 400 milhões disponíveis para investigação colaborativa no Mediterrâneo

A gestão sustentável da água em áreas áridas é um dos pilares de atuação da Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica.
6 Fevereiro 2018, 13h49

A Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA) é apresentada esta quarta-feira, 7 de fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Na ocasião, serão apresentados os primeiros concursos para projetos de investigação colaborativa no âmbito da iniciativa e apresentadas as experiências em curso de colaboração transnacional no plano euro-mediterrânico.

O PRIMA é um programa de financiamento de 10 anos, representando 440 milhões de euros divididos entre contribuições dos países participantes e da União Europeia, através do Programa Quadro para a Ciência e Inovação H2020.

O programa destina-se a apoiar atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em três pilares: gestão sustentável da água em áreas áridas e semiáridas do Mediterrâneo; sistemas agrícolas sustentáveis; e cadeia de valor alimentar no desenvolvimento regional e local mediterrânico.

Além de Portugal, esta iniciativa conta com a participação dos seguintes países: Alemanha, Argélia, Chipre, Croácia, Egipto, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Malta, Marrocos, Tunísia e Turquia.

O programa foi lançado na 2.ª Conferência Ministerial Euro-Mediterrânea, em maio do ano passado, em La Valeta, Malta, através da Declaração sobre Fortalecimento da Cooperação Euro-Mediterrânea. Por via da investigação e inovação, PRIMA visa “um esforço crescente de diplomacia e cooperação científicas entre a Europa e os países do Mediterrâneo tendo como propósito transformar a região numa área de desenvolvimento económico sustentável e de intercâmbios culturais”, sublinha o Ministério de Manuel Heitor em comunicado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.