[weglot_switcher]

Há aplicações falsas de ChatGPT que estão a cobrar dinheiro aos utilizadores

As apps têm versões gratuitas que coagem as pessoas que não prestarem atenção a assinar uma subscrição que pode atingir as centenas de dólares anuais. Quem as descarregou devem seguir as orientações da App Store ou da Google Play Store sobre como cancelar a subscrição, porque só eliminar a aplicação não irá anular os pagamentos.
19 Maio 2023, 14h49

Há várias aplicações que se fazem passar por chatbots legítimos, como o ChatGPT, para cobrar valores indevidos aos utilizadores e ganhar milhares de dólares por mês. As apps falsas de Inteligência Artificial (IA) surgem nas lojas online mais conhecidas, como Google Play ou Apple App Store, e envolvem taxas para os utilizadores apesar de darem a entender que são gratuitas.

Em causa está o facto de terem versões gratuitas com uma funcionalidade quase nula e anúncios constantes que coagem as pessoas que não prestarem atenção a assinar uma subscrição que pode atingir as centenas de dólares anuais, revelou esta sexta-feira a empresa de cibersegurança Sophos.

“Os criminosos utilizam, e utilizarão sempre, as últimas tendências ou tecnologias para encher os bolsos, e o ChatGPT não é exceção. Uma vez que o interesse na IA e nos chatbots está no auge, os utilizadores estão a recorrer à Apple App Store e à Google Play Store para descarregar qualquer coisa que se assemelhe ao ChatGP”, começa por explicar o investigador Sean Gallagher.

“Este tipo de aplicações fraudulentas – que a Sophos apelida de “Fleeceware” – bombardeiam frequentemente os utilizadores com anúncios até que estes assinem uma subscrição, apostando no facto de os utilizadores não prestarem atenção ao custo, ou simplesmente se esquecerem que têm essa subscrição ativa. São concebidas especificamente para não serem muito utilizadas após o fim do período de teste gratuito, pelo que os utilizadores as eliminam sem se aperceberem de que ainda têm de pagar uma subscrição mensal ou semanal”, afirmou conta o perito em ameaças da Sophos.

Por exemplo, a versão iOS do “Chat GBT”, a “Ask AI Assistant”, cobra seis dólares por semana – ou 312 dólares por ano – após um teste gratuito de três dias. Logo, só em março rendeu 10 mil dólares. Já a app “Genie” incentiva os utilizadores a subscreverem uma assinatura semanal de 7 dólares, ou anual de 70 dólares, e encaixou um milhão de dólares no último mês.

“As aplicações de Fleeceware são concebidas especificamente para se manterem no limite do que é permitido pela Google e pela Apple em termos de serviços e não desrespeitam as regras de segurança ou privacidade, pelo que quase nunca são rejeitadas por estas lojas durante a revisão. Embora o Google e a Apple tenham implementado novas diretrizes para conter o Fleeceware desde que reportámos estas aplicações em 2019, os programadores estão a encontrar formas de as contornar, como limitar severamente a utilização e a funcionalidade das aplicações a menos que os utilizadores paguem”, alerta Sean Gallagher.

No último relatório da Sophos X-Ops, designado «”FleeceGPT” Mobile Apps Target AI-Curious to Rake in Cash», foram encontradas cinco aplicações deste género. Quem as descarregou devem seguir as orientações da App Store ou da Google Play Store sobre como cancelar a subscrição, porque só eliminar a aplicação não irá anular os pagamentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.