Há médicos a dar consultas de guarda-chuva na mão

No Algarve, o insólito acontece em três gabinetes médicos: os profissionais de saúde atendem os utentes com um guarda-chuva devido às infiltrações nos espaços.

“Não podemos ter consultas médicas a funcionarem debaixo de chuva e com infiltrações”, alerta Tiago Botelho, porta-voz da Administração Regional de Saúde do Algarve. Nesta região, nas cidades de Albufeira e de Loulé, existem três unidades de saúde que operam e contentores há cerca de cinco anos e, sempre que chove, há infiltrações.

A chuva chega aos gabinetes e leva a que os médicos utilizem guarda-chuva enquanto consultam os pacientes, relata, esta manhã, a TSF. O responsável pela Administração Regional de Saúde do Algarve explicou à rádio que os doentes deviam ser encaminhados para outros locais.

Segundo Tiago Botelho, foi pedido um orçamento a uma empresa “para colocar um reforço na cobertura precisamente que poderia haver infiltrações neste inverno” e deve haver desenvolvimentos, nomeadamente um reforço da cobertura, já nos próximos dias.

O problema das infiltrações não é o único nestes gabinetes. O Sindicato dos Enfermeiros refere que a falta de isolamento está a provocar “alergias de pele e respiratórias” aos funcionários. “Estava literalmente a chover dentro dos gabinetes”, realça Nuno Manjua.

O representante do sindicato diz que apenas exige que as pessoas trabalhem num ambiente seguro.

Desde 2010 que a Unidade de Saúde Familiar de Albufeira está instalada de forma provisória em pré-fabricados e a de Loulé foi colocada um ano mais tarde. A construção do novo espaço vai ser iniciada nos primeiros meses do próximo ano.

 

Recomendadas

Assinala-se esta segunda-feira o Dia Europeu do Ex-Fumador

O Dia Europeu do Ex-Fumador é celebrado a 26 de setembro, em todos os Estados-Membros da UE, com o objetivo de felicitar todos os que se tornaram ex-fumadores ou que deram os primeiros passos para deixar de fumar, bem como sensibilizar o público para questões de saúde.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Costa anuncia reforço de 1100 efetivos para os quadros da PJ até 2026 (com áudio)

António Costa fez este anúncio na parte final do seu discurso na cerimónia de aceitação de 97 novos inspetores da PJ, em Lisboa, numa sessão em que também usaram da palavra o diretor nacional desta polícia, Luís Neves, e a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.
Comentários