[weglot_switcher]

Há menos 23 mil senhorios a declarar rendas ao fisco

Em 2017 registaram-se 546.770 contribuintes que declararam rendimentos provenientes de rendas.
  • Cristina Bernardo
18 Dezembro 2017, 08h37

Em 2017 registaram-se 546.770 contribuintes que declararam rendimentos provenientes de rendas à Autoridade Tributária e Aduaneira, o que representa uma quebra de mais de 23 mil cidadãos face a 2015 (4%), quando mais de 570 mil pessoas o fizeram.

A notícia é avançada pelo Diário de Notícias (DN) desta segunda-feira, que aponta várias explicações para a diminuição, citadas por fontes do setor: retirada das casas que ficam vagas (destinando-as ao Alojamento Local, por exemplo) ou venda.

“Neste momento os preços estão bons para vender, até acho que a subida está a ser demasiado rápida, e é natural que os senhorios aproveitem para vender”, afirmou ao DN/Dinheiro Vivo o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, Luís  Menezes Leitão.

De acordo com o responsável associativo, muitos senhorios têm abandonado a atividade por causa da excessiva carga fiscal e as alterações à Lei das Rendas. “A descida da oferta de casas para arrendar é um facto”, conclui, por sua vez, o presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses, Romão Lavadinho.

Segundo a informação disponibilizada pelas Finanças em mesmo matutino, no IRS entregue este ano foram declarados 3,05 mil milhões de euros de rendas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.