Em 2015 verificou-se uma ligeira redução no número de novos processos de mediação de crédito face ao ano anterior, tendo sido abertos 599 processos, o que compara com 616 processos abertos em 2014 (menos 3%), avança o Banco de Portugal no seu relatório de actividade do mediador de crédito.
O número de processos enquadrados nas competências do mediador de crédito aumentou 531 entre o fim de 2014 e 2015. Isto considerando os processos iniciados em 2015 e os que transitaram de anos anteriores.
Entre o final de 2014 e o fim de 2015 verificou-se um aumento de 216 no número de processos de mediação para os 1.327 processos e de 237 no número de mediações para 1.667 processos, bem como um aumento de 139 no número de processos de esclarecimento para 445.
Quanto à proveniência dos processos, os pedidos apresentados pelos requerentes directamente ao mediador de crédito (523) continuaram a predominar (cerca de 87% do total). Em segundo lugar surgem os pedidos remetidos via Banco de Portugal (71 processos, ou 12%) e por fim 5 processos foram abertos na sequência de pedidos remetidos por entidades que integram a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE).
O Mediador de Crédito tem actuado principalmente ao nível da mediação de renegociações de crédito entre os clientes bancários e as instituições de crédito e da prestação de esclarecimentos em matérias relacionadas com crédito, contribuindo assim para melhorar o relacionamento entre as partes envolvidas nas relações de crédito.
A reestruturação de créditos de particulares continuou a ser o mais representativo do total, cerca de 63%.
Pedidos no âmbito de regularização de dívidas associadas a contratos de crédito resolvidos, englobam um universo que pesa 33% do total.
Já os processos com origem em pedidos apresentados por empresas continuam a ser pouco expressivos.
O Mediador de Crédito recebeu em 2015 vários pedidos de informação sobre acesso a crédito para investimento e microcrédito.
Entre 2009 e 2015, a taxa de sucesso global das mediações foi de 62%, e tem vindo a subir. O sucesso consiste num acordo entre o cliente bancário e a instituição de crédito.
No processos abertos apenas em 2015 a taxa de sucesso das mediações concluídas nesse ano foi de 75%
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