Há moedas de um cêntimo que valem milhares de euros

Moedas com erros de cunhagem ou gravação podem ser de grande valor para colecionadores e especialistas em numismática.

Moedas de cêntimo com erros de gravação podem, afinal, valer muito mais do que se pensava quando foram cunhadas. A questão é que há entusiastas de numismática que as querem comprar e, em 2013, uma moeda ‘defeituosa’ chegou a valer 6,600 euros. Mas afinal o erro não foi acidental.

O caso aconteceu em Itália, onde a Casa da Moeda emitiu uma série de moedas de um cêntimo com um diâmetro igual às moedas de dois cêntimos. As moedas tinham de um lado o símbolo normal que indica o valor e do outro o Mole Antonelliana, em Turim, em vez de retratar, como habitualmente, o Castel del Monte.

Dado o valor histórico e artístico que é atribuído a este género de moeda por colecionadores e especialistas em numismática, a empresa numismática de Turim, Bolaffi, levou seis exemplares das moedas a leilão. O valor inicial de licitação era 2,500 euros, mas uma delas foi arrematada por 6,600 euros.

No entanto, o caso foi investigado pelo Ministério Público italiano que acabou por descobrir que um dos trabalhadores da Casa da Moeda tinha, propositadamente, colocado os kits das moedas de um cêntimo nas bases das moedas de dois cêntimos. A ideia era exatamente lucrar com a cotação das moedas no mercado numismático.

Apesar de parte das moedas terem sido retiradas de circulação, existem ainda algumas por aí. Não se sabe é exatamente quantas. Com a circulação das moedas de euro, é até possível que alguma tenha chegado a Portugal.

Relacionadas

Quer dispensar o porta-moedas ou o cartão multibanco?

Os pagamentos através do telemóvel são o futuro. A Seqr garante que já existe um milhão de utilizadores na Europa e Portugal é o terceiro país onde mais se utiliza este meio de pagamento.

Após disparar 125% em 2016, Bitcoin subiu ontem para o valor mais alto em três anos

Moeda virtual atingiu este domingo paridade recorde de 1.022 dólares, Analistas não conseguem explicar valorização, mas a cada dez minutos são adicionadas 12.5 moedas ao sistema.
Recomendadas

Inflação desacelera em novembro para 9,9%

“A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor terá diminuído para 9,9% em novembro, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais à observada no mês anterior”, revela o INE.

Pensões devem subir mais do que anunciado pelo Governo porque inflação superou estimativa

O Governo prometeu que reviria as atualizações das pensões previstas para janeiro, caso a inflação superasse a estimativa. A estimativa rápida conhecida esta quarta-feira indica que os preços subiram mais do que se estava à esperança, o que abre a porta a aumentos mais robustos para os pensionistas em 2023.

JE Bom Dia: Inflação, desemprego, turismo e contas nacionais fornecem retrato da realidade portuguesa

Lá fora, é conhecida a taxa de desemprego em novembro na Alemanha, a criação de emprego privado em novembro nos Estados Unidos, e os gastos de consumo pessoal em outubro em França.
Comentários