[weglot_switcher]

Há quase tantas associações sindicais como patronais

Dados integram Livro Verde das Relações Laborais apresentado ontem pelo Governo aos parceiros sociais.
23 Março 2017, 07h10

Segundo o Livro Verde das Relações Laborais, em 2015 havia 377 associações sindicais registadas no país, enquanto no mesmo período contabilizavam-se 384 associações de empregadores.

Este é um dos dados que integram o Livro Verde, documento com mais de 400 páginas ontem apresentado pelo ministro do Trabalho, Vieira da Silva, aos parceiros sociais.

De acordo com o documento, houve uma redução do número de associações sindicais constituídas, “explicada pela particularidade do mercado de trabalho nos últimos anos e pela perda de trabalhadores sindicalizados”.

Em 2015, os dados revelam a existência de 377 associações sindicais registadas no Continente, sendo a que a diminuição se verifica sobretudo ao nível das organizações de base (de 346 em 2006 para 300 em 2015). No mesmo ano, havia 191 comissões de trabalhadores registadas.

As associações de empregadores têm características semelhantes às das associações sindicais “nomeadamente quanto à sua pluralidade, fragmentação, quer a nível de base e de topo, mas com declínio significativo nos últimos 10 anos do número de associações constituídas”, lê-se.

Em 2015, havia 384 associações de empregadores e a diminuição não é apenas visível nas organizações de base, mas também ao nível das federações e uniões (de 21 para 13 e de 9 para 4, entre 2006 e 2015, respetivamente), verificando-se um aumento de 7 para 9 do número de confederações, no mesmo período.

Dados referentes a 2014 mostram ainda que 19% das empresas declararam ser filiadas em associações de empregadores, sendo tanto maior a percentagem de empresas filiadas quanto maior a sua dimensão.

Por outro lado, a percentagem de empresas que declarou ter trabalhadores sindicalizados ficou abaixo dos 4%, um valor tanto maior quanto maior a dimensão da empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.