[weglot_switcher]

Há quatro cidades candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027

Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada são as quatro cidades que passaram à seleção final de cidades portuguesas candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027. O anúncio foi feito esta tarde por conferência de imprensa no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
  • Ponta Delgada, Açores
11 Março 2022, 17h36

Em 2027, Portugal e Letónia serão os países que vão acolher a Capital Europeia da Cultura, por decisão da Comissão Europeia. Em novembro do ano passado, 12 cidades portuguesas submeteram o seu Dossiê de Candidatura – Braga, Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real – e esta tarde, foi divulgada a short list por conferência de imprensa no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada são as quatro cidades selecionadas por um painel de 12 jurados, cuja decisão teve por base a análise dos Dossiês de Candidatura e as audiências com as delegações de cada cidade, realizadas nos dias 8, 9 e 10 de março, no CCB.

O júri internacional é composto por especialistas como Suvi Innilä, Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (nomeados pelo Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (nomeadas pelo Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (nomeados pela Comissão Europeia), Anne Karjalainen (nomeada pelo Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (nomeados pelo Ministério da Cultura português).

As quatro cidades que passaram a fase de pré-seleção terão agora a oportunidade de continuar a trabalhar no seu processo de candidatura e de preparar um segundo dossiê com base nas recomendações do júri. O processo culmina com a entrega do dossiê final, seguida de uma visita de representantes do júri às cidades selecionadas e por uma nova audição com o júri internacional.

O nome da cidade portuguesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 será divulgado entre o final de 2022 e o início de 2023.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.