[weglot_switcher]

Há seis anos que Portugal não comprava tanto bacalhau à Islândia

No ano passado, Portugal comprou às empresas islandesas 11 mil e 25 toneladas de bacalhau. Este é o valor mais alto desde 2009.
  • Porto, 16/12/2014 – Reportagem a propósito do trabalho de Natal sobre o bacalhau, na Mercearia Fina ” O Pretinho do Japão “.
13 Fevereiro 2017, 17h45

Em termos de volume, 2016 apresentou uma subida de mais de mil e 800 toneladas face a 2015. Também no valor das exportações de bacalhau da Islândia para Portugal, registou-se um total de 52,4 milhões de euros.

A quase totalidade do bacalhau exportado para Portugal é salgado e posteriormente  vendido à indústria portuguesa de transformação. Este mercado é o segundo mais importante para a Islândia, apenas superado pela Espanha, em termos de exportação de bacalhau salgado.

No que às vendas totais de bacalhau diz respeito, Portugal apresenta uma quota de 9,1% tornando-se no quarto destino das exportações de bacalhau da Islândia em volume e o quinto em valor. Na segunda posição encontra-se a Espanha com uma quota de 23,9%,  e a França, que compra essencialmente bacalhau fresco, em terceiro lugar. O  ranking é liderado pelo Reino Unido que apresenta uma quota de 24%.

“O bacalhau da Islândia é um produto de grande qualidade e uma procura crescente nos mercados mais exigentes, como os países europeus”, revela Gudný Káradóttir, diretora de alimentação, Pescas e Agricultura da Iceland Stofa.

Para Portugal, a diretora está confiante “estamos a recuperar para níveis pré-crise financeira, e se este ano mantivermos o mesmo nível de crescimento que no ano passado poderemos ultrapassar as 11 mil e 300 toneladas registadas em 2007, o melhor ano da ultima década.”

A pesca é a terceira maior atividade económica da Islândia e, nos últimos anos, o país implementou um extenso programa de pesca responsável para aumentar os stocks e garantir as melhores práticas de gestão e processamento do peixe, desde que é pescado até à chegada aos pontos de venda.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.