[weglot_switcher]

Há seis tribunais que reabriram mas não fazem julgamentos há mais de um ano (com áudio)

Em dois dos casos foi apresentada a justificação de falta de obras nos edifícios, mas nos restantes quatro tribunais não foi apresentado qualquer motivo, avança o “Público” esta sexta-feira.
9 Junho 2023, 09h13

Seis tribunais de proximidade, que reabriram após reforma do mapa judiciário em 2017, não fizeram qualquer julgamento em 2022 e estão sem fazer julgamentos há mais de um ano, avançou o jornal “Público” esta sexta-feira.

Estes tribunais de proximidade em Portugal deixaram de fazer julgamentos, embora a lei determine que sejam obrigatórios. Segundo o jornal em dois dos casos foi apresentada a justificação de falta de obras nos edifícios, mas nos restantes quatro tribunais não foi apresentado qualquer motivo.

Em 2022, avança o “Público”, os 41 juízos de proximidade realizaram perto de 1400 julgamentos cíveis e criminais, sendo os tribunais de Monchique, Bombarral, Portel, Penamacor, Sines e São Vicente (Madeira) não fizeram nenhum, apesar de ser aplicada a estas entidades a obrigatoriedade de realizarem julgamentos de delitos até cinco anos de cadeia e de ações cíveis que envolvem valores até 50 mil euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.