PremiumHá um acessório de que deve abusar este inverno

Cada parte de um chapéu tem uma missão distinta. Dar conforto, proporcionar sombra, ou simplesmente adicionar um pormenor estético, como a fita ou laço. A verdade é que todas contribuem para o todo e pretendem, em última instância, oferecer a melhor experiência possível a quem usa este statement.

Do latim capellus, que significa adorno para a cabeça ou diminutivo de capa com capuz, a palavra chapéu tem origem no vocábulo francês chapel, que chegou aos nossos dias na forma de chapeau. Origens e grafias à parte, a verdade é que o chapéu se tornou um acessório incontornável há milhares de anos!

Se a data em que este acessório terá surgido não é consensual entre os historiadores, já a sua relevância não suscita grandes dúvidas. Em quê? No desenvolvimento civilizacional. Assim o atestam vestígios vários da produção artística de diversas civilizações da Antiguidade, entre as quais o Egito, a Grécia, Roma e China.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

“Trair e Coçar é só começar” vai ter dois ensaios solidários

O público português tem a oportunidade de assistir aos últimos ensaios antes da grande estreia e apoiar, assim, duas associações de solidariedade.

PremiumPara saudar o regresso de um majestoso Jaen

Serve este texto para saudar a aposta de um produtor do Dão, a Caminhos Cruzados, integrada há cerca de dois anos no grupo da Quinta da Pacheca (no Douro), na comercialização de um monovarietal de uma das castas mais singulares que se produzem em Portugal: a Jaen (Mencia, em Espanha). Há quem diga que em relação à Jaen, ou se ama ou se detesta.

PremiumFada ou bruxa? Uma duquesa que incomoda muita gente

Sociopata narcisista”. Uma classificação nada abonatória, mas é assim que é descrita Meghan Markle por ex-funcionários do Palácio de Buckingham que trabalharam para os duques de Sussex, segundo o que é revelado no novo livro de Valentine Low, que escreve sobre assuntos reais para o “The Times”.
Comentários