Habitação, água e luz representaram mais de 25% dos gastos domésticos na UE em 2020

Os gastos com habitação, água, eletricidade e gás foram aqueles que tiveram mais peso em 2020, seguidos dos alimentos e bebidas não alcoólicas.

Em 2020, a habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis representaram mais de um quarto (25,7%) das despesas das famílias da União Europeia (UE) , mais 2,2 pontos percentuais (pp) em comparação com 2019, de acordo com o Eurostat.

Por sua vez, os alimentos e bebidas não alcoólicas a par com o mobiliário e equipamentos domésticos, também registaram acréscimos de 1,8 p.p e 0,5 p.p respetivamente, nas categorias de despesa das famílias , representando 14,8% e 6,0% do total da despesa em 2020.

Segundo o Eurostat “os aumentos são consistentes com o confinamento e as medidas de controlo da mobilidade relacionadas com a pandemia Covid-19 nos Estados-Membros da UE”.

As restrições impactaram igualmente outros sectores da economia, com destaque para ‘Restauração e Hotelaria’ (menos 2,7 pp), ‘Transportes’ (menos 1,5 pp) e ‘Recreação e cultura’ (menos0,9 pp), com estas categorias a representar 6,0 %, 11,6% e 7,8%, respetivamente, das despesas totais em 2020.

Recomendadas

Patrões vão ter majoração em 50% dos custos com aumentos salariais no IRC

No âmbito do acordo de rendimentos, o Governo decidiu propor aos parceiros sociais uma majoração em 50% dos custos com a valorização salarial em IRC. Patrões têm reclamado, note-se, medidas mais transversais.

Governo propõe reforço do IRS Jovem. Isenção sobe para 50% no primeiro ano

Jovens vão passar a ter um desconto fiscal maior, no início da sua carreira. IRS Jovem passará a prever uma isenção de 50%, em vez de 30%, no primeiro ano.

Governo quer atualizar os escalões do IRS em 5,1% em 2023

O Governo decidiu rever em alta o referencial dos aumentos salariais, puxando-o para o valor do aumento da massa salarial da Função Pública: 5,1%. Será esse o número que será usado para atualizar os escalões do IRS.
Comentários